Data de publicação: 11/10/2021

Ilhas Salomão – A Ajuda Fraterna a nível local

Notícias do mundo

As Ilhas Salomão são um dos países mais pobres da Oceania. Com uma população de 650.000 habitantes, principalmente melanésios, que sofreram colonialismo, guerra, conflitos civis e mau governo, deixando seu povo em grande pobreza. O PIB per capita é inferior a US $ 600 por pessoa e a maioria da população é mantida pela agricultura de subsistência.

A Conferência de Santa Teresa na cidade de Takwa, na ilha de Malaita, está ajudando os mais pobres em sua comunidade local através de serviços novos e inovadores. A cidade de Takwa fica no centro de uma área com ampla atividade econômica e muitas necessidades. Devido ao rápido crescimento populacional, o nível do desemprego aumentou e o acesso à educação é muito limitado. Agricultura e pesca estão mais restritas para evitar a superexploração, mas o efeito dessa medida é que muitas pessoas não conseguem atender às suas necessidades básicas. Além disso, existe uma grande variedade de religiões, como Adventista do Sétimo Dia, Anglicana e Bahai. A Conferência atende pessoas de todas as religiões e está associada à Conferência de Santa Monica em Evatt, Canberra, Austrália, através da Ajuda Fraterna.

Aldeia Takwa, Malaita, Ilhas Salomão

Os efeitos da Covid e a má gestão do governo fizeram com que a economia das Ilhas Salomão ficasse instável, o que aumentou a pobreza, especialmente nas áreas rurais e remotas como Takwa. Em resposta a esta situação, a Conferência local decidiu construir uma loja onde alimentos essenciais e outros artigos de baixo custo possam ser disponibilizados para a comunidade local. Graças aos fundos recebidos da Ajuda Fraterna e ao trabalho voluntário da comunidade a loja foi construída, e que agora fornece importantes produtos para a comunidade e serve de base para a prestação de serviços. Os iténs que são oferecidos na loja são produtos que, se não fosse por essa iniciativa, não estariam disponíveis ou eles seriam inacessíveis. Se não fosse esta loja, os produtos viriam da capital provincial, Auki, ou a capital, Honiara. Auki fica a seis horas de carro em estradas ruins.

Os 30% dos “beneficios” da loja são usados para ajudar os moradores a produzir mais vegetais e peixes para apoiar os membros vulneráveis ​​da comunidade.

A Conferência também usa fundos da Ajuda Fraterna para cobrir os custos de educação dos habitantes da aldeia. A escolaridade não é gratuita nas Ilhas Salomão e muitas famílias não têm dinheiro para mandar seus filhos à escola. Esses fundos estão permitindo o acesso à educação, que é a melhor forma das pessoas melhorarem suas condições de vida. Sete alunos do jardim de infância, dezessete do ensino fundamental e doze do ensino médio receberam o pagamento total ou parcial de suas despesas escolares graças a essas bolsas de educação.

O trabalho para o qual a Conferência foi fundada consiste em visitas de grupos quinzenais ao habitantes de Takwa e das aldeias vizinhas para apoiar os habitantes locais. A Conferência fornece cestas de alimentos e peixe para pessoas necessitadas, geralmente idosos e deficientes.

Com os recursos arrecadados por eles próprios e o trabalho de voluntários locais, a Conferência construiu uma casa de repouso SSVP que também é usada como uma sala de reuniões da paróquia local, um local onde a Conferência e a Paróquia podem utilizar como base para o apoio da comunidade.