Data de publicação: 19/06/2018

II Encontro Internacional da Juventude

Juventude

“Jovens vicentinos como protagonistas do presente e do futuro da SSVP.”

Mais de 100 jovens líderes de 87 países viajaram para o Centro de Espiritualidade dos Padres Paúles  de Salamanca/Espanha para viver o II Encontro Internacional da Juventude de 16 a 21 de junho. Antes de iniciar esta reunião, a juventude da SSVP criou um perfil nas Redes Sociais, onde começaram a se comunicar e compartilhar informações, apresentando e explicando seus serviços na SSVP de seus respectivos países, mostrando suas expectativas antes deste grande encontro.

O encontro começou em 16 de junho de 2018 com uma oração matinal que se concentrou em uma reflexão sobre o Beato Pier Giorgio Frassati, que é o patrono da juventude da SSVP. A cerimônia de abertura aconteceu imediatamente com mensagens da Presidente do Conselho da Área de Salamanca, Ana Torrecilla, do Presidente do Conselho Superior da Espanha, Juan Manuel Buergo, do Vice-Presidente Internacional da Juventude, Willian Alves e do 16º Presidente Geral. Internacional, Renato Lima de Oliveira.

Renato Lima reiterou o apoio do Conselho Geral Internacional para os projetos, iniciativas e serviços dos jovens membros da Sociedade, exortando-os a “serem criativos, inspirarem outros jovens a participarem das Conferências da SSVP, liderarem os desafios que a SSVP encontram pela frente e trabalhaem com zelo em tudo o que fizerem.”

Logo depois, Rafael Ortega, diretor do Congresso “Católicos e Vida Pública”, fez uma breve apresentação na qual  comentou as afinidades deste Congresso com os valores da SSVP e a necessidade para que os jovens parceiros para melhorar o mundo, tais como é o SSVP!.  Sebastián Gramajo, vice-presidente do CGI, deu a primeira conferência focada na santidade na SSVP, que deve ser “uma caminhada que todos devemos fazer juntos” Isabel Garzo, o Conselho Nacional de Espanha, apresentou “o papel da juventude na origem da SSVP e o papel dos jovens de hoje para a renovação da SSVP” fazendo um paralelo entre as motivações dos jovens fundadores e os da juventude de hoje. Após a segunda palestra, um debate foi aberto com o Presidente Geral, que começou com o provérbio “o coração do homem planeja seu caminho, mas o Senhor guia seus passos”, compartilhando o desígnio de Deus em sua vida desde que entrou no SSVP até se tornar Presidente Geral. No final, ele respondeu às perguntas de cinco representantes, um por continente. Seguido da fala do Presidente Geral. Uma videoconferência internacional foi realizada com mais de 30 grupos da SSVP de todo o mundo. Jovens do Brasil, Líbano, Austrália, Filipinas, Quênia e Inglaterra compartilharam suas atividades focadas na promoção da paz, que foi o tema central deste evento on-line. Finalmente, uma festa de flamenco fechou este dia.

O segundo dia começou com a oração da manhã, centrada no carisma de São Vicente de Paulo. Depois veio a conferência do Pe. Ralph Germanos, conselheiro espiritual dos jovens do Líbano, que falou sobre a espiritualidade e o carisma na vida dos jovens vicentinos que servem com esperança: “Se não estamos abertos ao amor que nos enche, Como podemos servir nossos irmãos e irmãs? Não podemos dar o que não temos.” Esta palestra foi seguida por workshops de grupos linguísticos, que discutiram as diferentes realidades do ministério de jovens nos respectivos países, incluindo boas práticas e formas de assistência que podem ser fornecidas pela estrutura internacional, particularmente da Comissão de Juventude. Na tarde do segundo dia deste encontro incluiu a celebração de uma Santa Missa na Catedral de Salamanca com a Benção Apostólica do Vaticano e uma visita à cidade de Salamanca, além da realização de vídeos com jovens para a divulgação da reunião, terminando o dia na Plaza Mayor com um show de luz e som.

O terceiro  dia começou como de costume com a oração da manhã, desta vez focada na vida e espiritualidade do beato Frederico Ozanam. A apresentação dos recém nomeados Coordenadores Territoriais da Comissão Internacional da Juventude, todos sob a direção de Willian Alves e seus respectivos Vice-Presidentes Territoriais Internacionais.

Em seguida, Eduardo Marques – Coordenador do Plano Estratégico do CGI – fez uma palestra sobre “O jovem como líder vicentino”, que compartilhou alguns princípios de liderança que orientaram a vida de muitos membros inspiradores da SSVP. Esta apresentação foi seguida por outro workshop, uma reunião de planejamento de líderes de jovens dividida por regiões. O debate, desta vez, foi liderado pelos recém-nomeados coordenadores territoriais da Comissão Internacional da Juventude. Pouco antes do almoço, os jovens delegados, assim como os outros membros da estrutura do CGI, viajaram de volta à Plaza Mayor, em Salamanca, para um programa especial preparado pelo conselho da cidade. O Prefeito cumprimentou os jovens delegados e os demais membros da Sociedade de São Vicente de Paulo e deu a Renato Lima o título de “Distinto Convidado”. O encontro de três dias foi concluído com as mensagens de Juan Manuel Buergo, José Ramón Torremocha – o 14º Presidente Geral, Willian Alves, que sintetizou todo o encontro com o tema “Jovens Vicentinos como protagonistas do presente e do futuro do SSVP “, e Renato Lima, que declarou que o Encontro Internacional da Juventude acontecerá a cada 5 anos. Após as reuniões formais, os jovens vão em peregrinação a Ávila para depois visitar os vários projetos vicentinos em Madri. Em 20 de junho, terminará com uma celebração eucarística na Basílica dos Milagrosos. Todos os jovens partirão em 21 de junho de 2018 em seus respectivos países, levando consigo todos os aprendizados, experiências e amizades feitas nesta reunião