Data de publicação: 22/05/2024

Homenagem a Santiago de Masarnau em Roma

Conselho Geral Internacional

Agenda do Presidente-geral.

CONCERTO EM ROMA

No 175º aniversário da fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo na Espanha, a convite da Real Academia da Espanha em Roma, como parte da divulgação do patrimônio musical espanhol, foi oferecido um concerto de piano com música do venerável Santiago de Masarnau, interpretado por Claudia Dafne Sevilla, uma jovem e prestigiada pianista espanhola, especializada em piano forte, a quem agradecemos por seu compromisso com essa causa.

Um recital que faz parte da série de concertos de piano romântico em homenagem ao venerável, em apoio à sua causa de beatificação e para a divulgação das Conferências de São Vicente de Paulo. 

 Santiago de Masarnau (1805-1882) foi um homem multifacetado, um músico ilustre, educado em Londres e Paris. Em 1838, estabeleceu-se em Paris, onde Deus veio ao seu encontro e ele experimentou uma grande transformação. Lá ele conheceu as Conferências de São Vicente, fundadas por Frederico Ozanam e um grupo de amigos. Retornou à Espanha e, em 1849, ano em que fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo na Espanha, dedicou seus bens e todos os seus esforços ao serviço dos mais necessitados, uma tarefa que eclipsou toda a sua fama como músico de renome internacional.

Para Masarnau, a música é uma arte que conecta o humano e o divino, capaz de transmitir emoções e sentimentos. Portanto, ela deve estar a serviço da educação integral desde a infância, atuando no desenvolvimento afetivo, estético e cognitivo para oferecer aos mais desfavorecidos um meio de socialização, com benefícios morais e culturais.

Uma apresentação brilhante e cheia de emoções, muito apreciada pelo público, entre o qual estavam várias autoridades civis e eclesiásticas, o Padre Geral da CM, Filhas da Caridade, membros do Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, membros do Conselho Nacional da Itália, o diretor do L’Osservatore Romano e outros meios de comunicação, amigos e benfeitores das Conferências.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, neste 175º aniversário na Espanha, pede orações por um milagre por intercessão do Venerável Santiago de Masarnau, para continuar sua causa de canonização.

REUNIÃO COM A SECRETARIA GERAL DO SÍNODO

A agenda do Presidente-geral começou com uma visita ao subsecretário da Secretaria Geral do Sínodo, Monsenhor Luis Marín de San Martín O.S.A., no Vaticano, que nos deu uma prévia dos preparativos para a segunda sessão da Assembleia Sinodal, programada para 2 a 27 de outubro de 2024.

Com uma acolhida fraterna e calorosa, o Bispo nos encorajou a participar nas paróquias, nas comunidades, em nossas Conferências para sairmos juntos para evangelizar, porque “todo o processo é orientado para a evangelização, para transmitir Jesus Cristo no mundo de hoje, devemos nos adaptar ao sinal dos tempos”.  A sinodalidade expressa a identidade da Igreja como Povo de Deus em um caminho, em peregrinação rumo ao Reino e, portanto, a mensagem é “caminhar juntos como família de Deus”.

REUNIÃO COM O DICASTÉRIO PARA O SERVIÇO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

Esse Dicastério tem a tarefa de promover a pessoa humana e sua dignidade dada por Deus.

O Presidente-geral foi recebido pela Secretária do Dicastério, Ir. Alessandra Smerilli, F.M.A. e pelo Padre Patricio Sarlat Flores, Secretário da Seção de Pesquisa e Reflexão.

O padre Sarlat, do México, diz que conhece muito bem as Conferências e a vida e o trabalho de Ozanam, porque até ser pároco de San José Sánchez del Río, ele era conselheiro de uma Conferência em sua paróquia.

Irmã Alessandra nos dá as boas-vindas e se coloca à disposição para qualquer assunto referente a este Dicastério, comentando que o Dicastério está em processo de mudança e que será estruturado em três seções:  Escuta e Diálogo, Pesquisa e Reflexão, e Comunicação e Restituição.

Com o compromisso de continuar a colaborar juntos, refletimos sobre o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2024, que é: “Esperar e agir com a criação”; esse dia é celebrado todo dia 1º de setembro, o início do Tempo da Criação, que termina em 4 de outubro, a festa de São Francisco de Assis.

A disseminação dessa mensagem é confiada ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do qual a Sociedade de São Vicente de Paulo é membro.

VISITA À UMOFC

Em 13 de maio, festa de Nossa Senhora de Fátima e dia da União Mundial de Organizações Femininas Católicas, o Presidente-geral visitou Maria Lia Zervino, Diretora do Observatório Mundial da Mulher e ex-Presidenta da UMOFC, cuja principal tarefa é dar visibilidade às mulheres, especialmente às mulheres mais vulneráveis que parecem “invisíveis”, com o objetivo de inspirar e gerar mudanças que favoreçam seu desenvolvimento integral.

A reunião fraterna tratou da prática do acordo firmado entre as duas organizações para que a SSVP possa ser a voz da UMOFC onde ela não chega, especificamente agora, que eles estão pedindo apoio em alguns lugares da África e do México.

Nessas três reuniões, o PGI foi acompanhado por seu primeiro vice-presidente adjunto, Sebastian Gramajo, e John Berry, presidente nacional dos EUA.

ENTREVISTA NA RÁDIO VATICANO

Por ocasião do 175º aniversário da Sociedade de São Vicente de Paulo na Espanha, o Presidente-geral foi entrevistado pela Rádio Vaticano, onde disse que o objetivo do concerto é tornar conhecida a vida e o trabalho de seu fundador, o Venerável Santiago de Masarnau, e o trabalho das Conferências no mundo.

Ele também lembrou que os fundadores da SSVP eram jovens universitários de Paris e, assim como a irmã Rosalie Rendu os levou para o distrito de Mouffetard, onde começaram a servir a Cristo entre os pobres.

Ele avançou nos preparativos para o terceiro encontro de jovens vicentinos em Roma durante o Jubileu Ordinário de 2025 (o anterior foi realizado em Salamanca, na Espanha).

Ele também comentou que a SSVP é um dos muitos ramos da Família Vicentina, com quem compartilha a fé, a missão e o carisma.  

Para concluir, ele disse que um dos desafios mais importantes é fazer a jornada juntos, em comunidade com a Igreja, e continuar evangelizando por meio da caridade, “que vem de caro, de querido, de amado, como um compromisso social e sempre próximo aos necessitados”.

VISITA AO L’OSSERVATORE ROMANO

Andrea Monda, diretor do L’Osservatore Romano, mostrou ao Presidente-geral em detalhes as instalações dos escritórios de comunicação, apresentou-o um a um aos correspondentes dos diferentes meios de comunicação e, como uma anedota, o correspondente alemão lhe deu a última cópia da edição alemã do L’Osservatore Romano, que contém uma página com uma foto de Frederico Ozanam e sua biografia.

Ele também o convidou para visitá-lo sempre que fosse a Roma e pediu que escrevesse um artigo para publicação sobre a homenagem prestada a Masarnau na embaixada espanhola em Roma.

O PGI, que agradeceu a gentileza e a cortesia, estava acompanhado de seu primeiro vice-presidente adjunto, Sebastian Gramajo, do vice-presidente internacional de relações institucionais com o Vaticano, Antonio Gianfico, e de Monica Galdo, da diretoria executiva da Federação Italiana da SSVP.

Roma, 13-14 de maio de 2024