Data de publicação: 12/06/2023

Grécia: 155º território a ingressar na nossa Confederação

Conselho Geral Internacional

Uma nova Conferência Vicentina foi fundada na Ilha de Rodes

Mais um território se soma à Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo: a Grécia. No último dia 2 de junho, foi fundada a Conferência Nossa Senhora da Vitória, na cidade de Rodes

O novo grupo vicentino foi recrutado pelo sacerdote franciscano Luke Gregory (OFM), que vinha mantendo contato há vários meses com o Conselho Geral visando à fundação da Conferência. A cerimônia de fundação contou com uma santa missa e teve a presença do confrade László Koenczoel, Vice-Presidente Territorial Internacional para a Europa 1.

A diretoria da nova Conferência ficou assim constituída: consócia Lorna Anacin (presidente), consócia Delia Gandol (vice-presidente), consócia Angela Philippou (tesoureira) e consócia Aikaterina Luisidis (secretária). O assessor espiritual é padre Luke Gregory. No total, fazem parte da Conferência 20 confrades e consócias, alguns inclusive estrangeiros.

Atualmente, a Grécia é uma nação de 11 milhões de habitantes, cuja religião majoritária é a Católica Ortodoxa (90% da população). O número de católicos romanos é bem pequeno: 200 mil (representando algo como 2% da população).

História

Contudo, a presença da SSVP em solo grego não é algo novo. Em 1846, foi fundada uma Conferência na Ilha de Santorini. Em 1865, foi fundada outra Conferência em Atenas. De acordo com relatórios antigos, disponíveis no Conselho Geral, há registros ainda da existência de Conferências em Cephaloni, Zakynthos, Patras e Tessalonique.

Por diversas razões, a SSVP na Grécia entrou em declínio e essas Conferências foram sendo desativadas, lamentavelmente. Agora, em 2023, por meio da Conferência Nossa Senhora da Vitória, o carisma vicentino regressa a esse belo país. 

SSVP Plus

Com a entrada da Grécia, a Confederação Internacional passa a contar agora com 155 territórios, sendo nove deles incluídos neste mandato: Ilhas Cayman, Vaticano, Libéria, Tanzânia, Chipre, Cabo Verde, Albânia, Eslovênia e Grécia. 

O Projeto SSVP PLUS, criado para essa finalidade, já identificou alguns países em que é muito provável o estabelecimento de uma Conferência Vicentina nos próximos meses, como a Escandinávia, Marrocos, San Marino, Cazaquistão, entre outros. O gerente do projeto é o confrade Júlio César Marques de Lima, do Brasil.

“Quero agradecer o árduo trabalho desenvolvido pelos confrades Laszlo e Júlio César para trazer de volta a SSVP à Grécia. E não poderíamos esquecer de agradecer imensamente ao padre Luke Gregory pela motivação dada, que culminou com a fundação do grupo. Estamos todos contente com essa notícia que só foi possível pela graça de Deus”, enfatizou o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral.

Fotografias