Data de publicação: 25/02/2022

Fundo de Solidariedade Internacional – Apelo Anual 2022

Conselho Geral Internacional

Juntos somos melhores

Carta 13/2022

Paris, fevereiro 2022

A todos presidentes nacionais da SSVP no mundo

Queridos confrades e consócias:


Quer estejamos respondendo a uma catástrofe, abordando a pobreza sistêmica ou acompanhando uma família vulnerável, os vicentinos podem ajudar e devolver saúde e paz de forma mais eficaz quando trabalhamos em equipe. Juntos somos melhores.


Por esta razão, peço sua ajuda hoje.


Estou certo de que sabe que a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) e o Fundo Internacional de Solidariedade (FIS) foram formados para que o Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo possa ajudar rapidamente nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo, que se esforçam para responder a catástrofes e outras necessidades de emergência. Para obter mais informações sobre o suporte oferecido, você pode consultar o Relatório Anual da CIAD 2021, bem como o de anos anteriores.


Muitas vezes, estamos ajudando com recursos extremamente limitados. Graças ao apoio fraterno de alguns Presidentes e Conselhos Nacionais, podemos recorrer ao FIS para ajudar esses Conselhos que precisam de ajuda urgente.


No entanto, no momento em que lhes escrevo, a pandemia e o aumento das catástrofes submeteram o FIS a uma situação de forte pressão.


Por isso pedimos a sua ajuda. Pedimos que seu Conselho Nacional responda ainda no início de abril e dentro da sua possibilidade, com uma generosa doação para este apelo vicentino mundial que acontece uma vez por ano e que nos permitirá:
• ter os recursos que o FIS precisa para equipar os vicentinos que estão atendendo, na linha de frente, às situações de emergência;
• manter fundos suficientes em reserva para que, quando ocorrerem catástrofes futuras, podemos responder imediatamente aos pedidos de ajuda, sem ter que fazer apelos urgente;
• dar apoio aos nossos Conselhos em dificuldade e iniciar programas que respondam às pobreza sistêmica, sobretudo;
• ser as mãos, rosto e coração compassivo de Jesus em nossas comunidades locais e em nossa comunidade global – porque juntos somos melhores.


Precisamos da sua caridade e da de seus Conselhos, Conferências, obras especiais e membros!

Muitos Conselhos, Conferências e projetos sociais têm superávits financeiros ao final de cada ano e doá-los ao FIS é uma grande oportunidade para nossa Sociedade desenvolver, efetivamente, ações globais de caridade.


É importante deixar claro que este apelo anual feito pelo CGI, neste momento, para fortalecer a tesouraria do FIS, é voluntário e de forma alguma obrigatório.


Peço a vocês e a todos irmãos e irmãs que representam a instituição, que considerem em oração a melhor forma de responder a esse apelo. Claro, que entendemos que a pandemia e outras necessidades afetaram os Conselhos de diferentes maneiras, então alguns desses que recebam esse apelo terão a benção de poder ajudar com somas de dinheiro maiores do que outros; mas qualquer quantia será bem recebida!


Nosso principal fundador, Antônio-Frederico Ozanam, sabia que somos mais fortes quando nos mantemos unidos. Podemos motivar mais… podemos ajudar mais… podemos compartilhar e glorificar mais a Cristo… quando nos levantamos uns aos outros com nossas orações e nosso apoio mútuo. Realmente, juntos somos melhores.


Por favor, escreva-nos para [email protected] para confirmar seu apoio económico.


Por favor, estejam cientes e informem seus doadores que o CGI fará todo o possível para usar os fundos arrecadados para uma catástrofe específica. O restante desses fundos é uso restrito, uma vez que só pode ser usado para apoiar outras comunidades que sofrem qualquer tipo de catástrofe ou precisa de fundos de ajuda ao desenvolvimento através do Fundo Internacional de Solidariedade (FIS).


Peço-lhes também que compartilhem este apelo com os responsáveis pelo seu Conselho e Conferência, assim como com todos os seus confrades e consócias. Desde o próprio CGI, aos membros que atuam nas paróquias, nos consideramos uma única comunidade mundial de amor fraterno e de ajuda ao próximo. Estamos juntos para responder as crises, para atender às necesidades estrutural e sistêmica, e para proclamar como único o amor e a graça de Jesus Cristo. Obrigado por seu apoio e generosidade.


Uno-me a todos em oração. Nenhuma quantidade é pequena demais para ajudar às pessoas necessitadas. Juntos somos melhores.


Com você na missão,

Carmela AddanteRenato Lima de Oliveira
Fundo Internacional de Solidariedade16º Presidente-Geral Internacional
Presidente[email protected]
[email protected]

Neste novo ano, nosso mundo continuará a enfrentar crises, que atingirão especialmente as pessoas mais vulneráveis. Nossos membros enfrentarão novos desafios aos quais terão que responder e será essencial que possamos intervir assim que nos pedirem ajuda. Por isso pedimos com nossas orações que possamos receber sua resposta no e-mail [email protected] antes de 1º de abril. Obrigado novamente

PDF: Fundo de Solidariedade Internacional – Apelo Anual 2022