Data de publicação: 17/08/2018

Fortes inundações em Kerala, Índia

Notícias do mundo

As severas chuvas de monção no Sudoeste Asiático levaram a inundações sem precedentes em Kerala, na Índia. Vinte e seis pessoas morreram em um único dia, e o número de mortos já chega a 79, lamentavelmente. Trinta e cinco dos 39 reservatórios de água da região estouraram suas comportas pela primeira vez na história. Por exemplo, o distrito montanhoso de Wayanad está isolado e cercado pelas águas da inundação. Mais de 85 mil pessoas foram deslocadas e 14 distritos foram colocados em alerta máximo. O aeroporto de Cochin, onde o confrade Renato Lima (16º Presidente Geral) desembarcou em 2017, quando fez a visita oficial a Kerala, ficou fechado por muitas horas nesta semana.

A SSVP está reunindo toda a sua força e recursos para ajudar as vítimas. A casa do confrade Johnson Varghese (Presidente Nacional e Vice-presidente Territorial para a Ásia 1) também foi inundada e sua família se mudou para um lugar mais seguro. A SSVP em todo o país está bastante preocupada e buscando parcerias para ampliar o trabalho de assistência. “Nessa hora, de grande preocupação e sofrimento, apelamos aos nossos irmãos e irmãs vicentinos de todo o mundo pela solidariedade e orações”, declarou nosso confrade Joseph Pandian, Vice-presidente Geral, que também vive na Índia.

“Meu Estado de Kerala, no extremo sul da Índia, foi gravemente afetado por fortes enchentes. Muitos perderam suas vidas e seus pertences. A chuva pesada que continua nas últimas quatro semanas colocou a região sob uma enorme crise. Todos os rios estão transbordando e inúmeras barragens já se romperam. Milhares de pessoas estão em campos de desabrigados. Estamos fazendo o melhor possível para apoiar as pessoas”, comentou o confrade Johnson.

O Conselho Geral Internacional pede à SSVP mundial que sejam feitas orações pelas pessoas afetadas em Kerala, especialmente as famílias pobres assistidas e os membros da SSVP e suas próprias famílias, como o confrade Johnson. Temos a intenção de enviar uma ajuda humanitária urgente a Kerala, que usará esses recursos para ajudar os mais pobres.