Data de publicação: 18/08/2023

Foi realizada a sexta reunião do CIF da Família Vicentina.

Família Vicentina

De domingo, 2 de julho, a quarta-feira, 26 de julho, foi realizada a 6ª reunião do CIF para a Família Vicentina. O local? A Casa Mãe da Congregação da Missão em Paris, França. Graças a Deus, o grupo era grande e variado. Trinta e cinco participantes compareceram. 13 eram leigos, 14 eram irmãs religiosas de várias congregações femininas da Família Vicentina. 8 padres da Congregação da Missão. De que países eles vieram? Na verdade, esse era um grupo verdadeiramente internacional: Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Panamá, Haiti, México, Estados Unidos, Canadá, Eslováquia, Egito, Nigéria, Camarões, Coreia, Índia, Filipinas e Taiwan. Entre nossos leigos, alguns eram membros da Sociedade de São Vicente de Paulo, outros do MiSeVi, sem esquecer a Associação da Medalha Milagrosa. Havia quatro leigos trabalhando em obras vicentinas, três em escolas e um em um lar para idosos.

 Como você sabe, o Centro Internacional de Formação Vicentina (CIF) combina aulas com passeios vicentinos. Vamos começar com as aulas. O curso foi realizado simultaneamente em inglês, francês e espanhol.  Gostaria de destacar o trabalho impecável de nossos tradutores. Como em todos os nossos cursos, aprofundamos a rica teologia vicentina, analisamos os problemas atuais dos pobres e vimos como podemos trabalhar mais estreitamente juntos. A cada ano, acrescentamos um tema específico.  Neste ano de 2023, tivemos três conferências dedicadas ao trabalho da Família Vicentina na mídia. Algumas palestras foram presenciais e outras pelo Zoom. Gostaríamos de agradecer aos vários palestrantes, quem foram eles? Duas Filhas da Caridade: Michelle Marvaud e María del Carmen Urrizburu. Dois leigos: Renato Lima de Oliveira e Javier Chento. Finalmente, cinco padres vicentinos: Gregorio Banaga, Aarón Gutiérrez, Vero Urbina Verona, Hugo Vera e o escritor Andrés Motto.

Quanto aos passeios vicentinos, passamos três tardes conhecendo a Paris vicentina. Além disso, em uma manhã visitamos a Casa Mãe e os arquivos das Filhas da Caridade, e em outra manhã os arquivos e o museu da Casa Mãe da Congregação da Missão. Vocês ficaram apenas em Paris? Não. Fizemos duas peregrinações a locais marianos e vicentinos. Se eu puder descrevê-las para o senhor. A primeira peregrinação durou cinco dias. Durante esse tempo, pudemos visitar Chartres, Chateau l’Évêque, Périgueux, o Berceau de Saint Vincent de Paul, Buglose, Dax e, finalmente, Lourdes. A segunda peregrinação durou um dia inteiro e nós a usamos para descobrir, em primeiro lugar, a comunidade monástica cristã ecumênica de Taizé. Depois, fomos a Châtillon-sur-Chalaronne, onde Vicente de Paulo foi pároco em 1617. Não há dúvida de que essas peregrinações mexeram com nossa visão, nosso paladar, nosso tato, nosso olfato… a ponto de tocar nossa alma.

Tudo isso aconteceu em um bom clima de fraternidade, oração, missas em lugares que nos emocionaram, além da colaboração em várias equipes de trabalho. Também tivemos algumas festas para nos alegrar e mostrar nossas habilidades artísticas. Por outro lado, houve tempo livre para que as pessoas visitassem lugares por conta própria, fizessem compras, cumprimentassem amigos, etc. Temos muitas pessoas a agradecer, acho que nomear todas elas tornaria este pequeno artigo enfadonho, mas agradeço especialmente a acolhida que recebemos do superior da Casa Mãe, Roberto Gomez, bem como a ajuda constante que recebemos do intendente da casa, Jean-Michel Rodriguez, e do responsável pelo hotel, Aelred Sofa. A despedida foi em forma de jantar de gala, onde cada participante recebeu um Certificado de Participação, um Pendrive com todas as aulas e fotos, além de um pin do CIF.

Minha maior satisfação foi ouvir os participantes dizerem que aprenderam e conheceram muito, que foi uma forte experiência com Deus, que vivenciaram um belo clima de fraternidade, que o tempo passou muito rápido… e que estavam com pena de voltar para seus lugares. Podemos dizer com alegria: missão cumprida. E para lembrar àqueles que desejam participar, o próximo CIF para a Família Vicentina em Paris será de domingo, 5 de maio, a domingo, 26 de maio de 2024. A todos vocês, envio um grande abraço do meu coração.

Andrés R. M. Motto, CM                  

Diretor do CIF.  

andresmotto@gmail.com