
A Congregação da Missão de São Vicente de Paulo, CM.
A Congregação a Missão se denomina oficialmente Congregatio Missionis (CM). Chamada também de “lazaristas”, por ter sua origem no Priorato de São Lázaro de París. Também são reconhecidos como “vincentians” nos países anglófonos, na Espanha como “Paules” e na América Latina como “vicentinos”. O lema da Congregação é «Evangelizare pauperibus misit me», “Enviaram-me a evangelizar os pobres”.
Vicente de Paulo trabalhou como capelão e preceptor da família Gondi. Eles o designaram como pároco de Chatillon-les-Dombes. No início de janeiro de 1617, chamam a Vicente para confessar a um homem prestes a morrer que era tido como santo, entretanto, ele se dá conta de que não era exatamente isso, e que o homem não havia se atrevido a receber o sacramento por vergonha. É desta maneira que Vicente de Paulo descobre o abandono pastoral e a ignorância espiritual em que viviam as pessoas do campo.
Em 25 de janeiro de 1617, dia da conversão de São Paulo e data da fundação da Congregação, teve lugar o “primeiro sermão da missão”, em Folleville. O sermão seria o ponto de partida para que anos mais tarde, em 17 de abril de 1625, se fundasse a Congregação com a assinatura de Vicente de Paulo e a dos senhores de Gondi para que fosse possível em missão em suas terras.
Atualmente, conta com 3.100 membros divididos por 86 países.