Data de publicação: 20/09/2021

Família Vicentina reúne lideranças para formação especial

Família Vicentina

O foco da capacitação foi sobre contemplar a presença de Deus na figura do pobre

Nos dias 16 e 17 de setembro, por videoconferência, o Comitê Executivo Internacional da Família Vicentina promoveu um encontro online de formação especial, com duas horas de duração, para os líderes dos ramos vicentinos existentes. Somando os dois dias de formação, participaram cerca de 100 dirigentes, de todos os continentes. 

Os eventos foram traduzidos para oito idiomas e coordenados pela Ozanam TV. O Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo foi representado pelos confrades Renato Lima de Oliveira (16º Presidente-geral) e Ricardo Tavares (coordenador do Departamento de Família Vicentina).

A primeira parte da formação contou com uma palestra motivacional proferida pelo padre Hugh O’Donnell (Congregação da Missão dos Estados Unidos da América) sobre a contemplação divina na pessoa do pobre. “Devemos contemplar a presença de Deus não só na oração, mas em todas as atividades cotidianas e junto aos pobres, como fazia São Vicente de Paulo”, acentuou o palestrante.

Logo depois, na segunda parte da sessão, foi feita uma retrospectiva das ações empreendidas pela Família Vicentina nos últimos cinco anos, com destaque para o Simpósio dos 400 anos do carisma, o Festival de Cinema “Finding Vince” (“Encontrando Vicente”), a Campanha 13 Casas (para os sem-teto) e o encontro internacional de lideres, ocorrido em 2020 em Roma.

Durante a formação, foram mostrados vários vídeos sobre as atividades mais recentes da Família Vicentina, além da apresentação da música “You did it to me” (“A mim que o fizeste”) cantada pelo grupo “Gen Verde” (Focolares). Ao final dos trabalhos, o padre Tomaz Mavric, presidente do Comitê Executivo Internacional e Superior-geral da Congregação da Missão, anunciou que a Família Vicentina promoverá novos eventos em breve: 2023 (Roma) e 2025 (Paris).

O Conselho Geral Internacional da SSVP reafirma seu apoio incondicional à Família Vicentina, estimulando maior cooperação nacional, com projetos comuns e eventos espirituais, e tudo o mais que puder ser realizado para que a Família sempre se fortaleça e cresça, como está estabelecido no planejamento estratégico internacional.