Data de publicação: 03/06/2021

Família Vicentina lança Mestrado em Vicentinismo

Conselho Geral Internacional

As inscrições vão até o dia 10 de junho. São apenas 30 vagas.

Uma iniciativa louvável, que tem o apoio integral da Sociedade de São Vicente de Paulo. A Congregação da Missão, cujo Superior-geral é o querido padre Tomaz Mavric, acaba de anunciar que será oferecido um MESTRADO EM VICENTINISMO. O curso online será ministrado por especialistas, e o diploma será emitido pela Universidade de Deusto, localizada em Bilbao (Espanha).

Em carta enviada a todos os ramos vicentinos, Padre Tomaz explica que a primeira turma do mestrado, que vai de setembro de 2021 a julho de 2023 (dois anos), terá apenas 30 vagas, e que as aulas serão em língua espanhola. Os candidatos devem provar que possuem qualquer nível superior e nível B-2 de conhecimento do idioma. O custo do mestrado é de 800 euros, pago em cotas mensais. A data limite para as inscrições é o dia 10 de junho de 2021. Nos anos seguintes (2022 e 2023), serão ofertadas novas turmas, e também em outros idiomas (francês e inglês). 

“Queremos elogiar essa iniciativa da Congregação da Missão, pois todo investimento em educação é bem-vindo para o aperfeiçoamento do trabalho vicentino. Não só para as famílias assistidas devemos lutar pelo acesso à educação, desde a creche até à universidade, mas sobretudo para nós, membros da Família Vicentina, que precisamos de tais conhecimentos para melhor servir aos necessitados”, opinou o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral da SSVP.

O curso pretende ser “um caminho para estudar a história e a espiritualidade vicentina”, e brindará os alunos com ferramentas que permitirão oferecer um serviço vicentino mais comprometido junto aos pobres. Durante os quatro semestres do curso, os participantes cursarão diversas disciplinas, dentre elas: “Obra de São Vicente e Santa Luísa”, “Origens dos Fundadores Vicentinos”, “Cristologia”, “Teologia e Espiritualidade Vicentina”, “Teologia da Santidade”, “Carisma Vicentino” e “Doutrina Social da Igreja”.

“Esta é uma oportunidade de ouro para mergulhar em nossa bela espiritualidade e ser capaz de transmiti-la a diferentes grupos vicentinos. Na Igreja, os tesouros não são para serem enterrados, mas para serem dados a conhecer. Este Mestrado em Vicentinismo é uma oportunidade concreta para isso”, enfatizou o Padre Tomaz. O coordenador do curso é o padre Corpus Delgado, do Seminário Internacional de Estudos Vicentinos (SIEV). Mais informações: [email protected]

  • Clique aqui para ler a carta do padre Tomaz Mavric sobre o mestrado (ESP).
  • Clique aqui para conhecer as condições de inscrição e candidatura (ESP).