Data de publicação: 06/05/2023

Eslovênia: 154º país da nossa Confederação

Notícias do mundo

O país conta com duas Conferências, situadas na cidade de Celje

Com imensa alegria, o Conselho Geral Internacional anuncia que a Eslovênia (Europa) acaba de retornar à nossa Confederação Internacional, após vários anos sem informação ou contato. O país fará parte da Vice-presidência Territorial Internacional Europa 2, cuja responsável é a consócia Irmgard Groier (Áustria).

A história da SSVP na Eslovênia é bem antiga, quando em 1876 foi fundada a primeira Conferência na Catedral de Ljubljana, a capital do país. Em 1936, havia 31 Conferências em todo o território nacional. Com o fim da 2ª Guerra Mundial (1945), o governo da antiga Iugoslávia, de orientação comunista, baniu a SSVP, fechando as Conferências e confiscando todas as propriedades e bens.

Muitos anos depois, em 1994, por iniciativa dos padres lazaristas (Congregação da Missão), a SSVP foi restabelecida com a fundação de seis Conferências. Entre 1997 e 2020, algumas dessas Conferências foram encerradas por diferentes motivos, e seus membros passaram a integrar outras instituições de caridade e grupos católicos.

Permaneceram ativas duas Conferências, ambas na cidade de Celje, distante 1 hora da capital: Conferência São Daniel (oito membros) e Conferência São José (18 membros). Além das visitas domiciliares, as duas Conferências oferecem serviços especiais para pessoas doentes, refugiados, famílias carentes, idosos e crianças, com apoio das respectivas paróquias.

“O propósito da Sociedade de São Vicente de Paulo é cultivar a amizade fraterna entre os membros e, por meio do trabalho efetivo de caridade (moral, material e espiritual), prestar um apoio transformador às pessoas necessitadas”, comentou o padre Robert Petkovšek, Visitador da Congregação da Missão na Eslovênia e assessor espiritual das Conferências. O Conselho Geral aproveita a oportunidade para agradecer imensamente aos sacerdotes vicentinos por zelar pela SSVP eslovena e garantir que nossos trabalhos não fossem interrompidos neste país.

“Estou muito feliz com o reingresso da Eslovênia à nossa Confederação. Como ato imediato, já solicitei à consócia Irmgard Groier, nossa Vice-presidente para a Europa 2, que faça uma visita à cidade de Celje, onde temos duas Conferências, para abraçar os nossos confrades e consócias, apoiando no que for necessário. Nossa ideia é que, com o apoio da Santa Igreja e da Família Vicentina, possamos levar a SSVP para outras dioceses eslovenas, levando o legado dos sete fundadores adiante”, considerou o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral.

Com a entrada da Eslovênia, a Confederação Internacional passa a contar agora com 154 territórios, sendo oito deles incluídos neste mandato: Ilhas Cayman, Vaticano, Libéria, Tanzânia, Chipre, Cabo Verde, Albânia e Eslovênia. O Projeto SSVP PLUS, focado na expansão da nossa Sociedade, já identificou alguns países em que será muito provável o estabelecimento de uma Conferência Vicentina nos próximos meses, como a Escandinávia, Grécia, Marrocos, San Marino, Cazaquistão, entre outros. Roguemos a Deus!