Eleição do Presidente-geral Internacional: proibição de fazer propaganda a favor ou contra um candidato

Paris, 27de Fevereiro de 2023
A Assembleia Geral de 2016 aprovou uma nova regra em relação ao processo eleitoral.
Nos seguintes termos:
“APÓS AS NOMEAÇÕES TEREM SIDO DECLARADAS, É PROIBIDA A PROPAGANDA A FAVOR OU CONTRA UM CANDIDATO “.
Nesta etapa do processo de eleição do 17º Presidente Geral, os nomes dos três candidatos elegíveis foram anunciados pelo Conselho Eleitoral. Desde então, o Conselho Eleitoral recebeu uma série de pedidos de esclarecimento sobre o que constitui a “propaganda a favor ou contra um candidato “.
Em resposta, o Conselho Eleitoral deseja enfatizar que a realização de uma eleição para Presidente Geral deve refletir o espírito e as tradições de nossa Sociedade. Nós não somos um partido político.
Um espírito de justiça, de respeito mútuo e de garantia de igualdade de tratamento para todos os candidatos deve prevalecer. Qualquer evento ou publicação que favoreça um candidato em detrimento de outro seria considerado como “propaganda a favor de um candidato”.
Naturalmente, os membros terão suas próprias ideias sobre quem é o melhor candidato e temos circulado amplas informações sobre cada candidato (um CV vicentino, um Plano de Ação e um vídeo fornecido por eles mesmos) para ajudar os membros a chegar a uma conclusão sobre isto.
O Conselho Eleitoral acredita que isto evita a necessidade de realizar quaisquer reuniões ou debates especiais envolvendo os candidatos. Seria errado na opinião do Conselho Eleitoral e constituiria “propaganda a favor de um candidato” realizar reuniões de membros para as quais um candidato foi convidado ou seus méritos promovidos.
Acreditamos que é correto que os membros confiem no que foi vinculado pelo Conselho Eleitoral. Ele trata todos os candidatos da mesma forma. Nada mais é necessário.
O Presidente Geral personifica a unidade da Sociedade em todo o mundo (Estatuto Internacional 3.1). O Conselho Eleitoral consideraria inaceitável e contrário ao espírito e tradições da Sociedade quaisquer ações no decorrer desta eleição que pusessem em risco essa unidade. O Conselho Eleitoral está vigilante e agirá com firmeza caso ocorra alguma propaganda a favor ou contra um candidato.
T. Joseph PANDIAN
Présidente do Bureau Electoral
Vice-presidente Geral Internacional