Data de publicação: 19/03/2019

Educar os jovens para a Caridade, um antídoto contra a doença da indiferença? Exemplos no Sri Lanka

Conselho Geral Internacional

É neste pequeno país (65.610 m2, quase a mesma superfície que a Lituânia) próximo à India, que nós partimos hoje para o encontro de três Conferências de jovens na província do Noroeste. As Conferências se situam nas cidades de Katupotha e Kuliyapitya, a mais ou menos uma hora de distância de Kurunegala, capital desta província e antiga cidade real, com passado prestigioso. Encontramo-nos aqui praticamente no centro do Sri Lanka.

Na cidade de Kuliyapitya, há duas Conferências de jovens, compreendendo algo em torno de 20 membros: a Conferência São José, composta de três crianças de 10 anos em média e a Conferência Holy Angels, com crianças um pouco mais velhas de 14 anos em média.

Mais distante, a praticamente uma hora e meia de carro desta cidade, encontra-se Katupotha. É aqui que nós encontramos a Conferência Santa Maria, implantada em um estabelecimento escolar e que reúne uma dúzia de jovens de 14 a 16 anos.

Essas três Conferências trabalham sob a tutela de uma Conferência adulta de mesmo nome, que as dá suporte e as guia em suas atividades de serviço. Ao mesmo tempo em que seguem os seus estudos, os jovens consagram uma parte de seu tempo a acompanhar aqueles com maiores dificuldades.

A Conferência de jovens de Santa Maria visita idosos e doentes. Sempre que necessário, os próprios membros fazem a limpeza dos dormitórios em que se encontram. Os mais velhos deles fazem visitas às crianças portadoras de deficiências, que não podem se dirigir à escola:  transmitem a essas crianças aquilo que eles mesmos receberam na escola. Eles ficam também responsáveis por dar a essas crianças uma educação religiosa, visto que as mesmas não podem ir ao catecismo.

Em Kuliyapitya, as duas Conferências de crianças realizam suas atividades com a ajuda dos Vicentinos adultos ou mesmo de seus próprios pais: visitas a pessoas em situações de vulnerabilidade, coleta de produtos de primeira necessidade.

Além do trabalho com pessoas em situações de vulnerabilidade, as três Conferências passaram por momentos fortes ao longo do ano de 2018:

– Visita às crianças internas do hospital Maharagama, especializado na luta contra o câncer, e distribuição do que foi coletado de alimentos e vestimentas.

– Ações de formação, com a ajuda das Conferências adultas, junto às mães que possuem crianças a alimentar e não possuem quaisquer recursos.

– Distribuição de livros escolares para crianças sem recursos

– Compra de cadeiras de rodas destinadas aos residentes de um lar para pessoas com deficiência.

Desde muito jovens, as crianças participantes das Conferências no Sri Lanka encontram-se, assim,  sensibilizadas com o tema da dor e da fragilidade. Eles nos relatam que é por meio de ações simples que nós podemos manifestar a nossa vontade de seguir o Cristo: doando tempo, sendo generoso, pela disponibilidade, pela atenção aos outros, na ocasião de suas visitas. Um exemplo maravilhoso para todos nós neste inicio de Quaresma, em que somos convidados pelo nosso Papa Francisco a “encontrar a alegria do desejo de Deus sobre a criação e sobre nossos corações, a alegria de amar a Deus, aos nossos irmãos do mundo inteiro, e de encontrar nesse amor a verdadeira felicidade“.  Mensagem de Quaresma de 2019.

O Sri Lanka em números:

População: 21 milhões de habitantes

Religiões:

Budismo 70,2%;

Hinduismo 12,6%;

Islamismo 9,5%;

Cristianismo 7,4%

(Fonte: Wikipedia).

Sociedade de São Vicente de Paulo:

366 Conferências ativas

3000 Membros ativos
(Fonte: Conselho Nacional do Sri Lanka, março de 2019)