Data de publicação: 09/07/2020

Diretoria do Conselho Geral se reúne remotamente, pela primeira vez na história da SSVP

Conselho Geral Internacional

No dia 5 de julho, aconteceu, pela primeira vez na história, uma reunião virtual da diretoria do Conselho Geral Internacional, presidido pelo confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral.

A reunião estava prevista para ser realizada presencialmente, mas devido à pandemia, isso não foi possível. Os componentes da diretoria e alguns convidados debateram importantes temas e foram tomadas várias decisões.

A reunião, transmitida pelo sistema Zoom, durou cerca de 4 horas e contou com a presença do assessor espiritual do Conselho Geral, padre Andrés Motto (Congregação da Missão – CM), que conduziu as orações e procedeu à leitura espiritual (“Coronavírus, entre a Quarentena e o Serviço”), texto que em breve será disponibilizado no site do Conselho. Os presentes fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 em todo o mundo, em especial pelos vicentinos, familiares e famílias socorridas.

“Considero que a reunião foi um grande sucesso. O maior desafio foi a questão dos diferentes fusos horários, mas deu tudo certo.  Fiquei muito feliz ao ver os membros da Diretoria, e graças a Deus todos estão bem de saúde, o que é o mais importante, sempre”, destacou o nosso Presidente Renato Lima. Segundo a Regra Internacional, a diretoria deve se reunir a cada três meses.

Alguns assuntos abordados durante a reunião: informe econômico do Conselho Geral de 2019; orçamento de 2020; relatório sobre o Fundo Internacional de Solidariedade (FIS) para o enfrentamento da Covid-19 nos países; análise dos casos que chegaram à Ouvidoria Geral; novos manuais e formulários do Departamento de Ajuda Fraterna Internacional (“jumelage”); situação da nova sede em Paris; melhorias na gestão do staff; destaques da juventude; novidades nas áreas de comunicação (nova webpage) e formação; situação das missões institucionais em novos países (Projeto SSVP Plus); novidades sobre o processo de canonização de Ozanam; atividades da Família Vicentina; extensão de mandatos em alguns países; informações sobre as próximas assembleias (Paris 2020 e Brasília 2021).

Com a graça de Deus, a próxima reunião da diretoria será no dia 3 de outubro, também remotamente. A visita ao túmulo de Félix Clavé, que aconteceria em 1º de outubro, foi postergada para dezembro. Também a data limite do concurso do “Ano Temático de Félix Clavé 2020” passou para 24 de agosto de 2020.