DePaul University realiza a Semana Mundial do Catolicismo

As palestras serão proferidas por especialistas internacionais
Entre os dias 13 e 15 de abril, a DePaul University, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos da América, localizada em Chicago, vai promover a “Semana Mundial do Catolicismo – 2023”, com o tema “Tornar-se uma Igreja dos Pobres: O Carisma Vicentino e a Reforma do Papa Francisco”. O evento será híbrido, e as inscrições são gratuitas.
A cada ano, a “Semana Mundial do Catolicismo” reúne acadêmicos e especialistas de todo o mundo, muitos deles integrantes de ramos da Família Vicentina, para refletir sobre um tema. Este ano, o foco será como o carisma vicentino pode contribuir para o processo de reforma e de modernização da Igreja que o Papa Francisco inaugurou: qual é a visão vicentina para tornar a Igreja mais aberta a Deus e aos pobres? Por que a Igreja precisa uma reforma, e que tipos de resistência interna e externa ela enfrenta?
Foram convidados palestrantes de vários países e organizações, entre eles o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional da SSVP, que participará da Mesa Redonda nº 4 (sábado), intitulada “A transformação social”. Sua palestra terá como tema: “SSVP: 190 anos de amor, empatia e esperança para com os que sofrem”. O confrade Renato apresentará 10 iniciativas inovadores da SSVP pelo mundo afora para enfrentar as novas pobrezas, em complementação à visita domiciliar que é tradicional nas Conferências Vicentinas.
Outro confrade que fará uma exposição é Raymond Sickinger (Estados Unidos), autor de vários livros e responsável pela área de formação do Conselho Nacional, que discorrerá sobre “Tornar-se uma Igreja para os pobres: a visão leiga de Antônio-Frederico Ozanam sobre a Reforma e a Transformação”, dentro da Mesa Redonda nº 1 (quinta-feira), que tem como pano de fundo “Perspectivas Históricas e Vicentinas sobre a Reforma”.
Uma das palestras mais aguardadas será feita por Matthieu Brejon de Lavergnée, membro do Departamento “Os Sete Fundadores” (antiga Comissão de Investigação Histórica) do Conselho Geral Internacional. Ele é autor de diversos livros, sendo dois deles muito famosos: sobre Amélia Ozanam e sobre a SSVP no Século XIX. A apresentação dele terá como tema: “Inventamos os santos que precisamos? Papa Francisco, os santos e os leigos vicentinos”, e será dentro da Mesa Redonda nº 3, intitulada “A Reforma Interna da Igreja”.

A DePaul University foi fundada em 1898 pelos padres lazaristas (Congregação da Missão). É, portanto, uma universidade vicentina. Desde então, a DePaul cresceu e se tornou uma instituição renomada no cenário internacional e acadêmico, oferecendo uma ampla variedade de programas de graduação e pós-graduação em áreas como negócios, direito, arte, música, ciências sociais, ciências naturais e muito mais.
- Mais informações sobre os palestrantes:
- Faça aqui a sua inscrição gratuita: