Data de publicação: 21/04/2020

Definidos os locais e as datas das próximas reuniões e atividades do Conselho Geral em 2020

Conselho Geral Internacional

A plenária anual será em dezembro, em Paris.

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) alterou as rotinas da humanidade, e obviamente também afetou o cotidiano da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Com o Conselho Geral Internacional, isso não foi diferente. Várias iniciativas tiveram que ser canceladas e diversas viagens institucionais foram adiadas.

Com base nas previsões das autoridades sanitárias, o Conselho Geral reagendou as principais atividades, viagens e reuniões internacionais, para momentos mais adequados e mais seguros. O confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral, após escutar a diretoria e os membros da Seção Permanente, propôs um calendário que, se Deus assim o permitir, poderá ser cumprido.

Paris será, agora, o local da Reunião Plenária Anual do Conselho Geral, que aconteceria em junho na África, e agora será entre 9 e 13 de dezembro. Os presidentes dos Conselhos Nacionais ou Superiores, que participam do Comitê Executivo Internacional (15 países) e do Concordato (20 países), participarão da plenária por meio de videoconferência, pois aceitaram essa proposta encaminhada pelo Presidente Geral há algumas semanas. Todos os eventos serão transmitidos pela “Ozanam TV”, como de costume.

A mesa executiva da diretoria (formada pelo Presidente Geral, Vice-presidente Geral, Tesoureiro Geral e Secretária Geral) procurará se reunir algumas vezes, por videoconferência e presencialmente, durante o segundo semestre. A diretoria do Conselho Geral terá duas reuniões, em outubro e em dezembro. A visita ao túmulo do fundador Félix Clavé foi mantida, mas a delegação que fará a referida visita será bem reduzida.

“Apesar do momento delicado em que estamos inseridos, o planejamento não pode parar. Iremos realizar, pelo menos, algumas atividades com a finalidade de que o Conselho Geral não sofra descontinuidade na prestação de serviços. A maioria dos eventos será por videoconferência, para evitar os deslocamentos desnecessários entre os países. Manteremos a transparência, porém com muita austeridade e responsabilidade. Se Deus quiser, venceremos essa crise e, em breve, retornaremos à normalidade. Tenhamos fé, confiança e paciência”, afirmou o nosso Presidente Geral, confrade Renato Lima de Oliveira.

Clique aqui para ver a agenda das atividades futuras, com a graça de Deus.