Covid19. Vicentinos de países que falam português rezam pela internet, juntos, o Santo Rosário


No último dia 10 de junho (Dia Nacional de Portugal), cerca de 30 confrades e consócias dos diversos países que falam a Língua Portuguesa (chamados de “países lusófonos”), por iniciativa do Conselho Central de Lisboa (Portugal), rezaram juntos, pela internet, o Santo Rosário. As orações, suplicando a Deus pelo fim da pandemia, foram conduzidas pelo padre Jorge Doutor, de Sintra.
O terço centrou-se nas cinco virtudes vicentinas (simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo apostólico) e cada dezena foi meditada por um representante de país diferente. Estiveram presentes confrades e consócias de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. O evento virtual foi animado pela banda “Vicente’s Soul”, do Brasil.
O confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral da SSVP, por ser brasileiro também, prestigiou o evento, assim como a consócia Alda Couceiro, presidente do Conselho Superior de Portugal, além de outras lideranças do Conselho Geral e dos Conselhos Nacionais envolvidos. A intenção principal deste Rosário foi a pandemia e as mortes causadas por essa terrível doença.
Segundo o confrade Vasco Ferreira, presidente do Conselho Central anfitrião, a meditação virtual do Rosário começou justamente quando a pandemia se iniciou há alguns meses, e acontece em todas as quartas-feiras pela plataforma Zoom. “Queremos reunir o maior número possível de vicentinos nessas orações, que nos fortalecerão no combate à doença e no enfrentamento à pandemia”, destacou Vasco.
“O Conselho Geral Internacional parabeniza o Conselho Central de Lisboa pela iniciativa, assim como a todas as Conferências e Conselhos que unem ação e oração no combate à Covid-19. Isso tudo vai passar em breve regressaremos à normalidade. Deus está conosco”, assegurou o presidente-geral.