Data de publicação: 17/06/2020

Covid19. Quênia. Enfrentar a doença, a fome e o desemprego.

Conselho Geral Internacional

A SSVP Quênia está apoiando a 1.000 famílias vulneráveis através de alimentos e material sanitário e, ao mesmo tempo, busca soluções diante do drama das crianças de rua e o alto número de desempregados.

Em decorrência da crise sanitária do COVID-19 e as dificuldades económicas que foram geradas nesta pandemia, a SSVP no Quênia enfrenta uma solução muito difícil.

A meados de abril, as Conferencias locais ficaram praticamente sem recursos para repartir com as famílias necessitadas que, cada vez mais, se encontravam em uma situação mais desesperadora, castigadas pela fome e desemprego.

Foi neste momento, quando o Conselho Superior do Quênia decidiu solicitar ajuda ao fundo de emergência pelo COVID-19, que foi idealizado pelo Conselho Geral Internacional da SSVP, recebendo uma primeira quantia de 37.000 € para socorrer a 1.000 famílias de todo o país.

A gestão desta ajuda económica está centralizada no Conselho Superior do Quênia, que permitiu a todas as Conferências que selecionem as famílias necessitadas do seu entorno e busquem lojas e armazéns que contemplem o pagamento via “dinheiro movil”, uma forma de transação eletrônica pela qual se pode comprar os lotes de comida necessários de uma forma rápida e eficaz, deixando que os vicentinos a nível local tenham apenas que se preocupar com as solicitações de pedidos e a divisão entre as famílias.

A colaboração da Igreja está sendo muito importante. Todos os alimentos são abençoados pelo sacerdote antes da divisão y, os párocos, vendo o trabalho das Conferencias, decidiram unir-se a SSVP e colaborar com os fundos de suas paroquias.

A maioria das famílias receberam um lote de alimentos básicos (Farinha, milho seco, feijão, arroz, óleo) e também produtos de higiene, como desinfetantes e sabão. Calcula-se que estes lotes servirão para manter essas famílias por um período de 3 a 4 semanas, momento em que se realizará a segunda entrega, com as mesmas características.

Entretanto, a preocupação da SSVP no Quênia não está somente em cobrir a falta de alimento. Por um lado, muitas famílias solicitam ajudas e iniciativas para a resseção no mercado de trabalho e assim alcançar a solução sustentável diante da falta de recursos. Por outro lado, o inverno acaba de começar neste pais africano e, se não se atua, o frio e a fome atingirão as crianças sem moradia que vivem pelas ruas.

Fonte: Informe de ajuda frente ao Covid19 – Urbanus Muthai – Presidente Nacional de da SSVP em Quênia