Data de publicação: 02/07/2020

Covid19. Laos. Distribuição de alimentos para as famílias carentes durante a pandemia

Conselho Geral Internacional

O Laos, devido à pandemia, iniciou o confinamento em 1º de abril de 2020, a SSVP recebeu doações de pessoas muito generosas para apoiar as famílias pobres e desempregadas, que são as mais afetadas na situação atual.

Seguindo um plano de ação, os membros da SSVP coletaram os dados das famílias de Vientiane que necessitam de apoio e se dividiram em grupos para distribuição de sacos de arroz e outros produtos alimentícios.

Nos locais de difícil acesso devido a restrições do governo, eles receberam apoio da igreja ou se reuniram em pequenos lugares onde era possível distribuir as contribuições. De qualquer forma, na maioria dos casos, essas doações foram entregues porta a porta, com o objetivo de reconfortar o coração dos mais pobres e conhecer a situação real de nossos irmãos e irmãs necessitados.

A distribuição começou de 19 a 21 de abril de 2020 por meio das Filhas da Caridade, com a distribuição de 20 sacos de arroz (20 quilos por saco, distribuídos a 20 famílias, juntamente com outros alimentos).

Em um segundo momento, de 24 a 27 de abril de 2020, o grupo da SSVP continuou a apoiar as famílias mais necessitadas.

Todas as pessoas presentes agradeceram muito pelo apoio recebido, desejando que todos os membros de São Vicente de Paulo permanecessem sãos e salvos para continuar seu serviço. Muitos desses grupos vulneráveis, especialmente as famílias monoparentais, os que vivem na solidão, os idosos e as pessoas com deficiência, comentaram que a SSVP é a razão de sua esperança, uma vez que são seu apoio para superar a situação difícil que estão sofrendo em suas vidas, agravada pela pandemia.

Os vicentinos do Laos dizem: “Não podemos mudar o mundo inteiro, mas podemos fazer algo simples para os outros”. Dessa forma, 108 famílias de 24 aldeias diferentes receberam apoio da SSVP. 

Outra rodada de distribuição começou em 14 de maio de 2020, dia em que a SSVP distribuiu alimentos para as famílias de Phon Sinuane Vientiane vítimas de um incêndio que queimou suas casas, devido a um curto-circuito elétrico. Havia 7 famílias que perderam tudo depois desse infeliz incidente. Alguns foram capazes de ir para outras casas, com seus primos ou outros parentes, mas todos estavam em uma situação crítica.

Em 21 de maio, a equipe da SSVP realizou, em coordenação com as autoridades da aldeia, outra distribuição de arroz para famílias carentes em Nongda, Nonkeylek e Thongpong, distrito de Sikhouttavong. As distribuições foram feitas de casa em casa, tendo a oportunidade de conversar com as famílias para descobrir sua situação real e, assim, poder continuar a apoiá-las quando elas precisarem ou em um futuro próximo. Algumas famílias não apenas sofreram com o confinamento, mas já eram muito pobres e não tinham renda regular para cobrir suas necessidades básicas. Ninguém as apoiava. Outras famílias trabalham nos templos para conseguir comida, mas isso acontece ocasionalmente. Um total de 91 famílias em 25 aldeias receberam apoio durante essa jornada.

Como conclusão, dizer que durante este período de pandemia os vicentinos do Laos aprenderam muitas coisas. Primeiro, eles estão vivendo a realidade e o sofrimento das pessoas carentes na linha de frente. Segundo, eles têm reconhecido e fortalecido em seu trabalho como SSVP Laos. Toda vez que vão distribuir a ajuda, oferecem seu tempo sabendo que correm o risco de contrair o vírus, mas ainda continuam a servir famílias pobres e àqueles que precisam do amor de Deus, acreditando e confiando que Ele os protegerá, a eles e a suas famílias. De fato, eles declararam: “Essa situação nos ensinou a conhecer mais a Deus por meio de nossa experiência em encontrar famílias pobres. “O rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizeste a um desses meus irmãos pequeninos, a mim o fizestes.” (MT 25:40)