Covid19. Estados Unidos. Visão interna da Telesaúde na Clínica Médica

Dr. Maurice Lee e sua equipe continuam cuidando de pacientes sem seguro durante o surgimento do coronavírus
No St. Vincent de Paul’s Virginia G. Piper Medical and Dental Clinic, o Dr. Maurice Lee, médico-chefe da clínica beneficente, inicia uma consulta médica de acompanhamento. Ele faz suas perguntas rotineiras: Como você está se sentindo? Você está tomando seus medicamentos? Está sentindo alguma dor? É o mesmo nível de cuidado e atenção médica pessoal que ele costuma oferecer, só que hoje ele está fazendo isso através da tecnologia de teleconferência através do computador do consultório da sua clínica.
“[…] você realmente não percebe que há uma grande diferença entre a visita presencial e o que estamos realizando através da vídeo-chamada”, disse o Dr. Lee.
Desde que a SVdP implantou sua iniciativa em resposta ao COVID-19 (novo coronavírus), a clínica médica mudou inteiramente para a telesaúde, para que seus pacientes não ficassem sem cuidados no meio de uma pandemia.
A telesaúde permite que a equipe médica ainda ofereça atendimento centralizado com acesso ao laboratório da clínica e recursos. Devido ao modelo de telesaúde da clínica médica, os pacientes continuam a ter acesso aos cuidados de que necessitam – quer seja para receber uma receita médica ou para ajudar a controlar seu diabetes.
Mais importante ainda, seja ou não o atendimento COVID-19, a clínica permanece aberta e o Dr. Lee não consegue imaginá-la de outra forma.