Covid19. Chile. Educação à distância, outro desafio da pandemia

A suspensão repentina das aulas presenciais em todas as escolas do país obrigou cada estabelecimento a gerar rapidamente novas estratégias de ensino para que os alunos pudessem continuar aprendendo em casa. A Rede Educacional São Vicente de Paulo desenvolveu rapidamente um plano de ensino à distância
O plano para esta estrutura procura garantir o acesso ao aprendizado para todos. “Um dos nossos principais desafios é conseguir progresso para todos, de alguma forma, sabendo que o retorno exigirá um complexo nivelamento dos estudos”. Nesta nova realidade, sabemos que é difícil para todos ter acesso as matérias ou mesmo poder realizar as tarefas e atividades no ritmo indicado. Nos adaptando ao esforço das famílias e das possibilidades reais, temos limitado as demandas ao estritamente necessário”.
Eles tiveram que fazer adaptações curriculares nas quais as matérias dos cursos de matemática, línguas, ciências e história foram definidas como prioritárias. Também foram fortalecidos os canais de comunicação digital, o planejamento tutorial pelos professores, o acompanhamento permanente da implementação das atividades, entre outras medidas. Além disso, em cada escola, foram entregues cadernos, livros, guias e fichas de orientação para as famílias dos alunos do ensino fundamental.
Uma rede de caridade
A pandemia não só gerou preocupação acadêmica na Rede de Educação, como também uma crise econômica derivada da emergência sanitária. Desde março, a Área de Treinamento da Rede Educativa vem liderando uma campanha de solidariedade através da doação de cestas de alimentos não perecíveis para as famílias das escolas mais necessitadas.
Para mais informações: https://ssvp.cl/educacion-a-distancia-otro-desafio-de-la-pandemia/