Data de publicação: 11/06/2020

Covid19. Chade. Socorro emergencial

Conselho Geral Internacional

As autoridades de saúde da província de Logone ocidental (uma das 23 regiões do Chade) são os principais atores envolvidos no projeto “Assistência alimentar para pacientes com HIV/aids no hospital provincial de Moundou”. A equipe da SSVP queria incluir este grupo no programa de distribuição de alimentos.  Para tanto, reuniu-se com o Delegado de Saúde e o Diretor do Hospital Provincial de Moundou para analisar as condições e procedimentos a serem seguidos para a distribuição de alimentos em meio à pandemia. Após a reunião, tanto o Delegado de Saúde quanto o Diretor do Hospital deram as boas-vindas ao projeto, pois tal ajuda era vital para o cuidado dos doentes, e incentivaram aos Vicentinos a acionar tal ajuda de emergência imediatamente, pois, como dizem, “a doença não espera”. Desta forma, a SSVP foi autorizada a tomar as providências necessárias para a implementação desta ajuda de emergência no hospital.

A pandemia e o Ramadan tornaram a comida mais cara. Assim, a fim de obter preços competitivos para os alimentos básicos, foi criado um comitê, composto por três membros vicentinos, para visitar os grandes mercados da cidade e obter os melhores preços para os seguintes produtos: arroz local, feijão, açúcar, leite em pó, óleo, sabão e detergentes.

No dia 11 de maio os alimentos foram distribuídos para os doentes. Estiveram presentes voluntários vicentinos de diferentes conferências, o diretor assistente do hospital, o Padre Chanceler e o capelão, assim como jornalistas de duas estações de rádio locais, enfermeiros do serviço social e os beneficiários.

Fazendo uso da palavra, o Presidente Nacional da SSVP fez uma breve apresentação da Sociedade e sua missão, e em seguida explicou como foi prestado esse auxílio emergencial. Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer aos Vicentinos e ao Padre Capelão por sua presença apesar da situação de saúde extremamente complicada no Chade.  

O Chanceler, que abriu a cerimônia com uma oração, tomou a palavra em nome de Sua Excelência Monsenhor Joachim KOURALEYO TAROUNGA, Bispo da Diocese de Moundou, para agradecer a todos e lembrar aos pacientes esta mensagem de Deus: “Não vos abandonei, estou convosco, sejam pacientes e confiantes; cuido de vós plenamente”.