Covid19. Chade. Socorro emergencial

As autoridades de saúde da província de Logone ocidental (uma das 23 regiões do Chade) são os principais atores envolvidos no projeto “Assistência alimentar para pacientes com HIV/aids no hospital provincial de Moundou”. A equipe da SSVP queria incluir este grupo no programa de distribuição de alimentos. Para tanto, reuniu-se com o Delegado de Saúde e o Diretor do Hospital Provincial de Moundou para analisar as condições e procedimentos a serem seguidos para a distribuição de alimentos em meio à pandemia. Após a reunião, tanto o Delegado de Saúde quanto o Diretor do Hospital deram as boas-vindas ao projeto, pois tal ajuda era vital para o cuidado dos doentes, e incentivaram aos Vicentinos a acionar tal ajuda de emergência imediatamente, pois, como dizem, “a doença não espera”. Desta forma, a SSVP foi autorizada a tomar as providências necessárias para a implementação desta ajuda de emergência no hospital.
A pandemia e o Ramadan tornaram a comida mais cara. Assim, a fim de obter preços competitivos para os alimentos básicos, foi criado um comitê, composto por três membros vicentinos, para visitar os grandes mercados da cidade e obter os melhores preços para os seguintes produtos: arroz local, feijão, açúcar, leite em pó, óleo, sabão e detergentes.
No dia 11 de maio os alimentos foram distribuídos para os doentes. Estiveram presentes voluntários vicentinos de diferentes conferências, o diretor assistente do hospital, o Padre Chanceler e o capelão, assim como jornalistas de duas estações de rádio locais, enfermeiros do serviço social e os beneficiários.
Fazendo uso da palavra, o Presidente Nacional da SSVP fez uma breve apresentação da Sociedade e sua missão, e em seguida explicou como foi prestado esse auxílio emergencial. Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer aos Vicentinos e ao Padre Capelão por sua presença apesar da situação de saúde extremamente complicada no Chade.
O Chanceler, que abriu a cerimônia com uma oração, tomou a palavra em nome de Sua Excelência Monsenhor Joachim KOURALEYO TAROUNGA, Bispo da Diocese de Moundou, para agradecer a todos e lembrar aos pacientes esta mensagem de Deus: “Não vos abandonei, estou convosco, sejam pacientes e confiantes; cuido de vós plenamente”.