COVID19. Brasil. Jovens vicentinos compartilham Caridade e Esperança

O Comitê Internacional de Jovens do Conselho Geral Internacional, trará ao longo das próximas edições uma série de iniciativas de Jovens Vicentinos ao redor do mundo, para responder ao questionamento: “Qual a resposta do Jovem da SSVP para combater os efeitos da Covid-19?”
Nesta primeira edição, vamos mostrar a iniciativa da Comissão de Jovens do Conselho Central São Lucas, área do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, que pertence ao Conselho Nacional do Brasil, que será apresentada pelo confrade Müller Coelho de Macedo, atual coordenador desta Comissão de Jovens.
- Iniciativa: Ação Vicentinar com os moradores de rua
- Público Alvo: Moradores de ruas
- Responsável: Comissão de Jovens Conselho Central São Lucas/Brasil
Leia a seguir a origem da iniciativa e como eles reagiram com a chegada da pandemia do Covid-19:
A Comissão de Jovens do Conselho Central São Lucas, sensibilizada com a situação que vivem os moradores de rua da cidade de Belo Horizonte/Brasil, e querendo cumprir com suas funções de: recrutar e reavivar o carisma vicentino, aderiu à ideia da conferência de jovens São João Paulo II e desenvolveu a ação chamada “Vicentinar”.

De acordo com o coordenador da comissão de jovens, confrade Müller, como eles não conseguiam de imediato garantir a promoção dos Mestres e Senhores em situação de rua, buscavam oferecer um pouco de cuidado, na tentativa de amenizar o impacto causado pelo descaso social.
A ação intitulada “Vicentinar”, corresponde para estes Jovens Vicentinos, um verbo de ação somado com carisma vicentino, era preciso fazer alguma coisa, e eles foram lá e fizeram. No começo entregaram 70 refeições quentes às pessoas que vivem nas ruas. Até antes da pandemia o número chegou à marca de 200 refeições entregues, uma vez por mês.
Confrade Müller nos conta que enxerga nesta ação uma possibilidade também de recrutar mais jovens para as conferências, pois muitos se sentem sensibilizados pela atitude dos vicentinos e querem conhecer mais de perto como tudo funciona. Além de integrar os jovens vicentinos com os demais vicentinos do Conselho Central, pois para a preparação das refeições conta com a ajuda dos demais vicentinos da área e também de outros ramos da Família Vicentina. Todo preparo dos alimentos é realizado nas casas de voluntários, bem como todas as doações são conseguidas por meio de arrecadações no bairro, nas igrejas e com muitos voluntários.

Com a chegada da pandemia do Covid-19, os jovens se viram num desafio ainda maior: manter a atividade, respeitar as normas sanitárias de higiene e isolamento social, bem como as orientações das lideranças vicentinas.
O que para muitos poderia ser motivo para suspender a ação, para estes jovens foi mais um impulso de fazer acontecer o Carisma Vicentino, decidiram continuar, pois sabiam que muito mais pessoas precisavam daquelas refeições e que a solidariedade de fato vencerá a pandemia.
Por conta da pandemia, a ação passou a ser 1 vez por semana e não mais 1 vez por mês, ou seja, aumentaram a rotina de trabalho, em vez de 200 refeições, passaram para 550 refeições no mês. Contam com 50 vicentinos e voluntários, sendo a maior parte jovens.

Tomando os devidos cuidados solicitados pelos órgãos públicos de saúde e orientações dos dirigentes vicentinos, eles saem pelas ruas da cidade com máscaras de proteção, luvas e produtos de higiene para entregar as refeições quentes e minimizando assim os efeitos da pandemia com os moradores de rua.
Atualmente a Comissão de Jovens é formada por 5 jovens membros, cada um com uma responsabilidade. E é esta comissão a responsável por integrar as demais conferências juvenis do Conselho nas atividades que realizam.
“A caridade é o samaritano que derrama o azeite sobre as feridas do caminhante que foi atacado”, a juventude vicentina encontra Deus na pessoa do Pobre com ações concretas, e guiados por São Vicente de Paulo que nos pede para “amar a Deus com o suor do rosto e com a força do braço”, e são com estas convicções que a Comissão de Jovens do Conselho Central São Lucas, vem compartilhando Caridade e Esperança e respondendo efetiva e concretamente para combater os efeitos da pandemia.