Data de publicação: 06/03/2018

Conselho Geral : Três reuniões internacionais na sede parisiense no mês de fevereiro

Conselho Geral Internacional

No mês de fevereiro, a Sede do Conselho Geral transbordou de atividades com a realização de três reuniões internacionais que congregaram os dirigentes da Sociedade de São Vicente de Paulo em torno de Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral, antes de sua primeira viagem oficial à África.

A primeira reunião que ocorreu no domingo dia 18 de fevereiro congregou os dirigentes da zona Europa-1. O encontro se articulou em torno de três assuntos principais :

  • As diferentes trocas entre países da zona
  • A consolidação dos Conselhos Nacionais nos países onde a presença da SSVP é fraca (Gibraltar, Luxemburgo, Malta, Turquia)
  • O projeto SSVP + (voltado para os países onde a SSVP está totalmente ausente como nos países escandinavos, a Grécia, Chipre, Andorra, Lichtenstein, São Marino)

Na segunda-feira seguinte foi a vez da Diretoria se reunir, com um programa intenso previsto para dois dias de trabalho. Muitos pontos foram abordados, dentre os quais :

  • A viagem e as atividades do irmão Renato Lima em Roma, seu encontro com o papa Francisco, os novos dicastérios
  • O programa SSVP mais com os últimos países a se juntarem à SSVP : a Albânia e a Libéria
  • A evolução do dossiê de canonização do Bem-aventurado Frédéric Ozanam
  • O fim da primeira fase do programa de reagregação de Conferências.
  • O ponto sobre a preparação das reuniões em Salamanca (Espanha) no próximo mês de junho

Além dos membros da Diretoria Internacional, tivemos também a presença de Jean Loup de Beauvoir, descendente de François Lallier, que está sendo homenageado em 2018 no âmbito dos anos temáticos consagrados aos fundadores da SSVP.

Enfim, a CIAD (Comissão Internacional de Ajuda e de Desenvolvimento) realizou sua reunião semestral incluindo um exame dos últimos projetos submetidos e um balanço sobre a situação financeira da Comissão.

No mesmo dia, o irmão Renato Lima de Oliveira pegou um avião com destino a Ouagadougou (capital de Burkina Faso), primeira etapa de uma viagem oficial à África cobrindo um total de sete países : Burkina Faso, Nigéria, República Centro-africana, Zâmbia, Moçambique, Botsuana e África do Sul.