Data de publicação: 17/07/2018

Conselho Geral reúne jovens e lideranças em Salamanca

Conselho Geral Internacional

Durante uma semana, entre 16 a 23 de junho de 2018, a capital vicentina mundial mudou-se de Paris e foi instalada em Salamanca (Espanha), local onde o Conselho Geral Internacional (CGI) realizou diversas atividades, reuniões e eventos, na Casa dos Padres Vicentinos.

Um desses eventos foi o 2º Encontro Internacional de Jovens da SSVP (chamado de “Salamanca + 10”), com a presença de 120 lideranças juvenis vindas de países dos cinco continentes. Foram desenvolvidas palestras, dinâmicas, reflexões e debates, baseados no tema “Jovem vicentino: protagonista do presente e do futuro”. O Santo Padre, Papa Francisco, enviou uma bênção apostólica aos jovens presentes no evento. Além de Salamanca, o encontro de jovens teve continuidade, por mais dois dias, em Madri, por meio de atividades práticas, como a visita a obras assistenciais.

A repercussão do “Salamanca + 10” nos meios de comunicação espanhóis e internacionais foi bastante grande. Além disso, o Presidente Geral deu posse a 12 novos delegados territoriais da juventude, que atuarão em sintonia com a Vice-presidência Internacional da Juventude, Crianças e Adolescentes. O Presidente também anunciou que, em 2023, com a graça de Deus, será realizado o 3º Encontro Internacional de Jovens da SSVP, também na cidade de Salamanca.

O CGI também organizou a primeira reunião da Comissão Especial estabelecida para estudar as vantagens da criação de vários Conselhos Superiores dentro da Índia. A Comissão continuará estudando o assunto e apresentará sua conclusão em 12 meses. Segundo a Regra Internacional, nações com mais de 3.000 Conferências agregadas têm esse direito.

Também foi realizada a reunião trimestral da diretoria do Conselho Geral, onde foram tomadas importantes decisões. Uma delas foi a criação de uma Comissão Especial para elaborar um código de ética para uso das redes sociais. A Comissão Especial da Argentina também concluiu os seus trabalhos e ofereceu à diretoria do CGI um relatório com recomendações, sendo aprovada uma nota pública sobre o assunto.

Houve ainda o encontro anual dos Vice-presidentes Territoriais Internacionais (VPTIs), que são responsáveis por 12 regiões do planeta. Eles reforçaram as fortalezas e analisaram as debilidades em cada área, propondo melhorias por meio de troca de experiências. No ano que vem, esta reunião terá também a presença dos Coordenadores de Zona, que auxiliam os Vice-presidentes Territoriais nessa missão institucional.

Logo depois, foram promovidos dois importantes encontros, previstos na Regra Internacional: a reunião da Seção Permanente e a reunião do Comitê Executivo Internacional (este formado por 15 nações que, juntas, representam 85% de todos os vicentinos do mundo). Nesses dois dias de reunião, os departamentos e serviços do CGI apresentaram os seus relatórios anuais, bem como os “informes morais” do Presidente Geral e do Secretário Geral. Além disso, houve a aprovação, por unanimidade, das contas do Conselho referentes a 2017 e orçamento para 2018.

Duas foram as palestras especiais proferidas: “Relacionamento da SSVP com os Parlamentos” (John Falzon, da Austrália) e “Quinze anos da Regra e da Confederação” (José Ramón Díaz-Torremocha, da Espanha, 14º Presidente Geral). Também o padre Robert Maloney, CM (assessor espiritual do CGI), celebrou diversas missas com lindas homilias, e apresentou ainda duas brilhantes reflexões, uma sobre a visita domiciliar e outra sobre os sonhos para a Família Vicentina.

A Comissão Canônica concluiu seus estudos e apresentou um relatório detalhado sobre o tema, o qual será enviado aos Conselhos Superiores para amplo debate, visando à votação do assunto em 2022, na Assembleia Geral Ordinária de Roma.

A primeira edição da Medalha “Caridade na Esperança” foi entregue oficialmente ao Rotary Club Internacional (a segunda medalha será entregue em junho de 2019; os países já podem fazer as suas indicações ao Conselho Geral a respeito de entidades reconhecidamente filantrópicas e que exercem um trabalho humanitário internacional realmente valoroso). Em comemoração aos 180 anos do Conselho Geral, a ser celebrado em junho de 2019, foi lançado o edital do Festival de Cinema “Os Sete Fundadores”, que dará prêmios para vídeos e filmes que retratem o momento sublime da fundação da SSVP (os trabalhos poderão ser enviados até setembro de 2019).

Aproveitou-se a oportunidade e dilatou-se o prazo para a entrega das redações do concurso do “Ano Temático Internacional de François Lallier”, que passou de 8 de julho para 30 de agosto.

No dia 19 de junho, o Presidente Geral precisou ausentar-se dos eventos para dirigir-se a Roma, onde o Vaticano realizou a primeira reunião do “Dicastério dos Leigos, da Família e da Vida”, instituição à qual a SSVP foi oficialmente reconhecida e dela faz parte. No mesmo dia, o Presidente reuniu-se com a Comissão Especial de Canonização de Ozanam, ocasião em que o padre Giuseppe Guerra, CM, trouxe atualizações sobre o andamento do processo. Houve ainda uma rápida visita à Casa Mãe dos Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV).

Outras decisões tomadas durante as reuniões:

  • Foram aprovadas novas 200 agregações de Conferências e 10 instituições de Conselhos.
  • Foi feita uma apresentação bastante detalhada das metas do Projeto “SSVP Plus”, que pretende fundar Conferências Vicentinas nos países em que a SSVP ainda não está presente.
  • O Presidente Geral anunciou que, em 2019, o Conselho terá um novo organograma de serviços e funções, visando alocar melhor os talentos e dar mais eficiência à estrutura internacional.
  • Foi aprovado o “Protocolo Ético para Uso do Crowdfunding” (coleta de recursos econômicos pela internet) cujo texto será enviado aos Conselhos Superiores para ampla divulgação.
  • Foi aprovada a modernização na logomarca internacional da SSVP (um manual de aplicação da logomarca será enviado a todos os países em alguns meses).
  • Foi criada uma Comissão Especial para estudar a questão da logomarca, formada pelos seguintes países: Estados Unidos, Brasil, Austrália, Nigéria, Itália e França.
  • Foi aprovado um novo modelo, mais moderno, de “Carta de Agregação” e de “Carta de Instituição”, no formato tamanho A4.
  • Foi apresentada uma listagem atualizada sobre os “Breves Papais” e as “Indulgências concedidas à SSVP” (essa lista será enviada aos países nas próximas semanas).

O Conselho Geral Internacional agradece, do fundo do coração, a imensa generosidade dos Conselhos Superiores que patrocinaram a viagem de diversos jovens para o Encontro Internacional. O CGI também agradece profundamente ao Conselho Superior da Espanha pela eficiente parceria na organização de todos os eventos promovidos, bem como ao staff de Paris pela estreita cooperação. Por fim, o Presidente destaca a fundamental participação da Ozanam TV na transmissão, ao vivo, pela internet, de todos os eventos realizados, assim como pelo excelente trabalho realizado pela equipe brasileira que organizou o “Salamanca + 10”.

Durante os eventos realizados em Salamanca, a prefeitura da cidade fez uma bonita homenagem à SSVP e aos jovens vicentinos, concedendo ao Presidente Geral o título de “Hóspede Distinto”, reconhecimento que o confrade Renato dedicou a todos os vicentinos do mundo.

“Foram dias de intensos debates, com a tomada de importantes decisões para o presente e o futuro da nossa querida SSVP. O Conselho Geral fortalece-se, a cada ano, com a participação ativa dos Conselhos Superiores nos novos projetos, programas e iniciativas em marcha. CGI significa, acima de tudo, comunicação e estratégia. Com a graça de Deus, o apoio dos países e a oração de todos, podemos seguir em frente, alcançando metas e resultados”, destacou o confrade Renato Lima, 16º Presidente Geral.

A cidade do Porto (Portugal) foi escolhida para ser a sede das reuniões do Conselho Geral em junho de 2019.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1583375725118563.1073741842.351135651675916&type=1&l=96c4e6e08c