Data de publicação: 09/06/2020

Conferência vicentina da Albânia promove reunião virtual com a presença do Presidente-geral

Conselho Geral Internacional

No último dia 30 de maio, a Conferência Santa Madre Teresa de Calcutá, da cidade de Mollas (Albânia), recebeu a “visita virtual” do 16º Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, confrade Renato Lima de Oliveira.

Também participaram do evento o presidente do Conselho Nacional da Itália, confrade Antônio Gianfico, a coordenadora nacional da juventude italiana, Mônica Galdo, e o assessor espiritual dos jovens, padre Francesco Gonella.

A Conferência Santa Madre Teresa de Calcutá é a única existente na Albânia. Fundada há três anos, o grupo conta atualmente com 20 jovens muito atuantes. Dentre os trabalhos de caridade realizados, destacam-se as visitas domiciliares a famílias pobres e aos enfermos da cidade. É uma Conferência cheia de energia, entusiasmo e de motivação.

O grupo tem o apoio incondicional do clero da Paróquia São Vicente de Paulo, onde a Conferência funciona, além da assistência da irmã Camilla Maenza (Filha da Caridade) e de um casal de vicentinos adultos (Lícia e Giuseppe), que ajudam nos trabalhos. A presidente é a jovem Irena Gorrica, que esteve no 2º Encontro Internacional da Juventude da SSVP, em Salamanca 2018.

Durante a reunião virtual, o confrade Renato discursou, em italiano, e focou na figura do bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam, pelas virtudes e exemplos dele. “Recomendo a todos vocês: nunca parem de estudar as origens, os princípios, a história da Sociedade de São Vicente de Paulo. Esse estudo nos permite fortalecer, ainda mais, a nossa missão e, sobretudo, para saber de onde viemos e para aonde queremos ir. E nunca desistam dos seus sonhos! Nunca desistam da caridade! Nunca desistam do ser humano. Nunca desistam de construir um mundo melhor, mais justo, mais fraterno, menos desigual”, exortou o confrade Renato.

Logo depois, os participantes fizeram perguntas aos presidentes Renato Lima e Antônio Gianfico, sobre os projetos, ações e iniciativas da SSVP na Itália e pelo mundo. Os temas mais demandados foram a importância da formação e da informação, espiritualidade, serviço aos pobres, fé, recrutamento da juventude, desafios do jovem moderno, crescimento da SSVP na Albânia e muito mais. 

Ao final do encontro, antes das orações, o Presidente-geral comprometeu-se a visitar a cidade de Mollas, até o encerramento do mandato, para conhecer, de perto, o belo trabalho de caridade realizado pelos jovens vicentinos de lá. Agrademos imensamente aos confrades italianos pela brilhante iniciativa de terem colaborado com o Conselho Geral Internacional com a fundação dessa Conferência na Albânia, acompanhando a caminhada de seus membros com muita generosidade e carinho.

Clique abaixo para ler o discurso do confrade Renato: