Conferência Internacional da Famvin Homeless Alliance

A Conferência internacional da Aliança FAMVIN com os Sem-Teto foi celebrada em Roma de 26 a 28 de novembro de 2018 na casa Maria Imaculada das Filhas da Caridade. Esta instituição foi criada no ano passado para comemorar o 400º Aniversário de nosso carisma vicentino e foi apresentada ao Papa Francisco na cidade do Vaticano.
Esta conferência enfocou três aspectos:
1.- Sobre os que não têm teto sendo refugiados, pessoas desalojadas e os que não têm lar porque tiveram que fugir da guerra ou de um desastre natural.
2.- Habitantes de bairros marginais e os que vivem em lares extremamente inadequados nas cidades.
3.- Pessoas sem moradia em situação de rua e também os que por diversas circunstâncias dormem na rua ou em refúgios.
Nesta conferência se reuniram mais de 100 pessoas com a presença de especialistas que mostraram suas experiências explicando como podemos melhorar nosso serviço aos pobres.
Apresentou o ato o responsável pela FHA, Mark McGreevy e entre outros presentes pudemos ver o Padre Robert Maloney CM assessor espiritual do CGI SSVP, Padre Aáron Gutiérrez CM assistente geral do Superior Geral da CM, Irmã Kathleen Appler HC, Superiora Geral das H.C., P. Joseph Agostino, coordenador internacional de la Famvin em Roma, y membros de diversos ramos da Famvin e entre eles uma forte representação de presidentes nacionais da SSVP: Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Líbano, Malaui, Líbano, Zâmbia, Zimbábue, Guatemala, Índia, etc.
O objetivo é que a partir deste projeto também a Família Vicentina tivesse um denominador comum para unir-se em atividades deste tipo.
Foram debatidos assuntos como a escravidão e a falta de moradia, como arrecadar fundos para a construção dos lares, como podemos melhorar os serviços de saúde para as pessoas sem lar, como está a falta de moradia na agenda da ONU e na da Igreja e também como podemos escutar melhor a voz dos mais pobres e replicá-la nos diversos foros. Adicionalmente, foram contados casos reais de cooperação da Família Vicentina em alguns países, sobretudo na América Hispânica, onde a SSVP está presente em quase todos os projetos deste tipo.
Este projeto nasce arraigado na Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, como explicou de forma emocionante monsenhor Bruno María Duffe, Secretário do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Integral Humano.
A ideia subjacente é que com a cooperação de toda a Família Vicentina se trabalhe para fazer uma diferença real e sustentável nas vidas de muitas das pessoas em situação de rua, seja fomentado o crescimento de novos serviços, se construa uma rede entre os grupos vicentinos, apoiando e desenvolvendo líderes que levem a cabo estas ações e sejam compartilhadas as melhores práticas que tenhamos na Família Vicentina.
Tudo isso sob o ponto de vista da espiritualidade vicentina e baseado na Encíclica “Laudato Si”.
O projeto foi denominado “13 Casas” porque está inspirado nas primeiras treze casas construídas por São Vicente de Paulo. A FHA nos convida a fomentar esta inquietude em nossas coordenadoras nacionais ou locais da FAMVIN como uma oportunidade para começar um primeiro projeto conjunto a favor dos sem-teto.
Coincidindo as datas com o aniversário da Virgem da Medalha Milagrosa, foi celebrada uma solene Eucaristia no Colégio Apostólico Leoniano da CM, presidida por S. Em. Cardeal Angelo de Donatis, Vigário Geral de Sua Santidade.