Data de publicação: 06/04/2021

Concurso Cultural Canção Os 7 Fundadores

Conselho Geral Internacional Juventude

Quanto mais conhecermos a biografia, o legado e as virtudes dos sete fundadores da Sociedade  de São Vicente de Paulo, mais estaremos em sintonia com o espírito primitivo que moveu aqueles  jovens a criarem uma obra tão providencial para a humanidade, inspirada pelo Espírito Santo, com  a dupla finalidade: a salvação de seus membros e a caridade aos que sofrem. 

Nesse sentido, a atual Diretoria internacional vem trabalhando para que os sete fundadores  sejam, a cada dia, mais conhecidos e amados. Assim, uma série de iniciativas foram lançadas,  como os ANOS TEMÁTICOS, o CONCURSO LITERÁRIO, o FESTIVAL DE CINEMA, os SELOS  TEMÁTICOS, as LOGOMARCAS ESPECÍFICAS e o concurso da Canção “Os Sete Fundadores”. 

No ano de 2019, o Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo  (SSVP) comemorou 180 anos de existência. Durante a Assembleia Anual, realizada na cidade do  Porto (Portugal), foi lançada oficialmente a Canção “OS SETE FUNDADORES” na versão em  Português. 

A letra e a música foram compostas pelo confrade Paulo César Felizardo da Silva, do Brasil.  Também foi lançada, nesta data, a versão em Língua Espanhola, promovido pelo Conselho  Nacional da Espanha. A letra em espanhol é de autoria do confrade Juan Tirado, da Espanha. 

A letra desta canção exalta as principais características daqueles “sete amigos em Paris, jovens  destemidos” que fundaram e deram vida à Sociedade de São Vicente de Paulo.  

A nosso pedido, o Comitê Internacional de Jovens lança, oficialmente, nesta data, o CONCURSO CULTURAL CANÇÃO “OS 7 FUNDADORES” para a versão em Língua Inglesa, Francesa e Italiana. O prazo limite para participar do concurso é 30 de abril. Atenção, faltam poucos dias!

Com este Concurso Cultural, o Conselho Geral pretende estimular ainda mais a importância da  FUNDAÇÃO COLEGIADA que foi a marca registrada da criação da nossa amada Sociedade de São  Vicente de Paulo, e ainda enaltecer o carisma vicentino presente nos sete fundadores da SSVP (Antônio-Frederico OZANAM, Auguste LE TAILLANDIER, Jules DEVAUX, Paul LAMACHE, François  LALLIER, Félix CLAVÉ e Emmanuel BAILLY DE SURCY).  

Eles foram precursores do que, hoje em dia, é uma instituição presente em mais de 150 países  e com cerca de 800.000 membros que ajuda cerca de 30 milhões de pessoas em situação de  pobreza e vulnerabilidade social. Esperamos que muitos vicentinos participem deste concurso! 

Confrade Renato Lima de Oliveira 

16º Presidente-geral

APRESENTAÇÃO E REGULAMENTO CONCURSO  CULTURAL CANÇÃO “OS 7 FUNDADORES”

PRESENTAZIONE E REGOLAMENTO CONCORSO CULTURALE DELLA CANZONE “I 7 FONDATORI”