Concluímos, com grande emoção, o Ano Temático Internacional dedicado ao fundador Paul Lamache

No próximo dia 8 de dezembro de 2019, domingo, o Conselho Geral Internacional declara encerrado, com alegria e louvor, o ANO TEMÁTICO INTERNACIONAL DE PAUL LAMACHE.
Este ano, o encerramento do Ano Temático coincide com a Festa da Imaculada Conceição, uma das mais tradicionais datas para a Igreja Católica e para a Sociedade de São Vicente de Paulo. Que coincidência fabulosa, providencial!
Nesse dia, pede-se que, nas santas missas que serão celebradas, por todo o mundo, seja incluída a intenção dos fundadores da SSVP, especialmente pela memória de Paul Lamache.
O Ano Temático foi aberto em 8 de fevereiro passado, tendo sido citado na Carta-Circular de 2019 do nosso Presidente Geral Internacional, confrade Renato Lima de Oliveira, que escreveu um capítulo dedicado a Lamache.
O projeto dos “Anos Temáticos” envolve várias ações: lançamento de um selo especial dedicado ao fundador, concurso internacional de redações, lançamento de uma logomarca específica (em formato de coração), leituras espirituais especiais nas Conferências, divulgação de biografias do fundador, visita ao túmulo e missa especial de ação de graças no encerramento do ano.
O principal objetivo desse projeto é o de difundir aspectos novos ou ainda pouco conhecidos sobre a vida pessoal, profissional, vicentina, religiosa e familiar dos sete fundadores, ano a ano, bem como destacar a contribuição deles para o surgimento da primeira Conferência e a expansão da SSVP pelo mundo. Nesse projeto, já foram estudados por vicentinos do mundo todo, com grande sucesso: Bailly de Surcy (2017) e Lallier (2018).
“É justamente isso o que desejamos com o projeto dos Anos Temáticos: conhecer mais e melhor a vida e obra dos nossos fundadores, suas qualidades, suas virtudes e também suas imperfeições. Esse é um dos objetivos principais na área de formação que pretendemos perseguir no serviço da presidência do Conselho Geral”, afiançou o confrade Renato Lima.
Paul Lamache (1810-1892) foi o fundador mais longevo. Estudou Direito em Paris, na Sorbonne. Em 1832, Lamache conheceu Ozanam e juntou-se a ele na “Conferência de História”, onde tomava parte ativa nos debates. Fundou a SSVP em 23 de abril de 1833, com seus amigos. Foi o primeiro escritor católico a declarar-se firme e publicamente contra a escravatura e os efeitos nefastos dela para a humanidade. Lamache era também um estudioso da área de educação. Sua vida acadêmica e atuação político-institucional foi igualmente admirável. Lamache morreu aos 82 anos, em Grenoble (França). Foi o último dos sete fundadores a falecer.
“A diretoria do Conselho Geral continua trabalhando para que os sete fundadores sejam mais conhecidos, mais amados e mais admirados, pois a fundação da SSVP foi uma ação colegiada e todos os sete fundadores foram fundamentais para a história da nossa Sociedade”, destacou a Vice-presidente Internacional de Formação e Treinamento, consócia Marisa Téllez.
Em 8 de fevereiro de 2020, será aberto o novo Ano Temático Internaiconal, dedicado ao fundador Félix Clavé.