O Conselho Geral e o Dia Mundial dos Pobres 2021

Projeto alusivo à data ajudou a 100 famílias da Venezuela.
O V Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, foi celebrado no dia 14 de novembro de 2021. Em mensagem alusiva a essa data o Pontífice fez uma apelo a todos os católicos por “… uma abertura a um movimento de evangelização que, em primeira instância, encontre os pobres lá onde estão. Não podemos ficar à espera que batam à nossa porta!”, afirmou.
A Sociedade de São Vicente de Paulo também não podia ficar alheia a essa convocação do Santo Padre. Por isso, o Conselho Geral Internacional solicitou a todos os Conselhos Nacionais que realizassem atividades alusivas à data e escolheu a Venezuela, país da América do Sul, para realizar uma ação afirmativa alusiva a essa data. Neste país sul-americano a população em situação de pobreza tem aumentado consideravelmente nos últimos anos em função de uma grave crise social e econômica.
Em parceria com o Conselho Nacional da SSVP da Venezuela, foi elaborado um projeto de ajuda a 100 famílias carentes, previamente indicadas pelas conferências vicentinas do país, para receber um auxílio em dinheiro para suas despesas mais urgentes às vésperas das festas do Natal. Os recursos foram transferidos ao Conselho Nacional que, ato continuo, os repassou às diversas conferências vicentinas que cuidaram da entrega dos valores às famílias carentes.
O projeto previa a entrega dos recursos à SSVP da Venezuela em duas parcelas. Dessa forma, após o recebimento do relatório de prestação de contas da entrega da primeira parte das doações, o CGI transferiu a segunda parte da doação ao Conselho Nacional da Venezuela, que está agora realizando a entrega dessas doações a cada uma das famílias atendidas. O projeto entregou a cada uma das 100 famílias a quantia de 100 USD, totalizando 10.000 USD.
Segundo a Presidente do Conselho Nacional da SSVP da Venezuela, consocia Josefina Abreu De Gonçalves, a ajuda recebida foi entregue a famílias em situação de extrema pobreza: “… a ajuda foi entregue a famílias em situação de extrema pobreza indicadas por nossas conferências. Os Presidentes das conferências acompanharam um representante de cada grupo familiar na utilização dos recursos para a compra de alimentos, medicamentos e pagamento de exames médicos”.
A SSVP está presente na Venezuela desde o ano de 1885 (142 anos) e conta com 300 membros ativos distribuídos em 34 conferências que atendem atualmente a cerca de 900 pessoas.