Data de publicação: 16/09/2020

Centro de Saúde Frederico Ozanam em DANNOU: Do sonho à realidade

Notícias do mundo

Em novembro de 2012, uma comissão de irmãs e irmãos franceses visitou uma conferência da SSVP na cidade de DANNOU, em Benin. No caminho, encontraram uma mulher que veio de DANNOU e estava indo para uma maternidade localizada a mais de 15 km em uma estrada de terra. A mulher gemia desesperadamente de dor porque a motocicleta que a carregava quebrou. Comovidos com a situação, os integrantes da delegação perceberam a ausência de estrutura de saúde na área. Daí a ideia de construir um Centro de Saúde em DANNOU, fortemente apoiado pelo pároco e pelos membros da Conferência local. Essa ideia permaneceu uma ideia por mais de 5 anos.

Só em 2017 é que a fase de desenvolvimento prático do projeto realmente começou. Graças aos esforços combinados de membros franceses, membros da Comissão Internacional e CGI, membros do Conselho Nacional do Benin e ao apoio de especialistas locais em questões técnicas, jurídicas e financeiras, o Conselho Nacional Francês validou um orçamento de 51.100 euros em dezembro de 2017. Foi disponibilizado em 4 parcelas, de acordo com as fases definidas pelo arquiteto responsável pela execução da obra.

A primeira pedra foi colocada em 01/10/2018 pelo Reverendíssimo Monsenhor Aristide Gonsallo, que participou ativamente em conjunto com o Conselho Nacional do Benin e prometeu garantir a presença permanente do pessoal de enfermagem, bem como o funcionamento do Centro.

Este foi um dia de grande festa em DANNOU. As obras previstas para 6 meses foram concluídas em apenas 4 meses, sendo o edifício entregue no final de maio de 2018, para grande satisfação de todos os participantes no projeto.

Foi então que surgiram outras questões, a começar por suprir o Centro de equipamentos médicos e outros que não constavam do primeiro orçamento. A corrida para encontrar novos fundos foi relançada.

O Conselho Geral Internacional liberou um novo orçamento de 14.265 euros e surgiu o problema da moradia para o pessoal de enfermagem, ou seja, as religiosas da família vicentina. Neste ponto, devemos mais uma vez parabenizar o Reverendíssimo Monsenhor Aristide GONSALLO por ter empreendido, juntamente com o sacerdote de DANNOU, Reverendo Padre DANSOU, a construção de moradias para as pessoas. Foram apoiados por um orçamento de 5000 euros da Comissão Internacional, visto que esta última contribuição foi considerada indispensável para a conclusão do projeto.

O Centro teve alguma dificuldade em abrir as suas portas devido às decisões do Ministério da Saúde, mas finalmente o “Centro de Santé Fréderic OZANAM” em DANNOU foi aprovado e abriu as suas portas ao público no dia 26 de setembro de 2019.

Apesar da ausência de sala de parto propriamente dita, já estamos registrando nascimentos, inclusive do primeiro bebê, um menino chamado Y. B. Fréderic, nascido na quinta-feira 23/07/2020.

Este belo projeto é fruto do trabalho de toda uma equipe de pessoas competentes e dedicadas, animadas pelo verdadeiro amor vicentino, entre as quais destacamos:

– Reverendíssimo Monsenhor Aristide GONSALLO

– Nossos parceiros franceses e os membros da Comissão Internacional do Conselho Nacional da SSVP da França

– Membros da CIM em vários níveis

– Membros do Conselho Nacional da SSVP do Benin

 – A comunidade DANNOU (doação do terreno)

 – A comunidade paroquial de DANNOU

 – O Conselho Departamental de Morbihan

 – O Rotary Club de Eguilles em Bouches du Rhône que nos envia equipamentos médicos. (A pandemia Covid 19 impediu o envio por enquanto)

 – Um doador da região de Annecy.

Estamos muito satisfeitos com a realização deste grande projeto, mas ainda há uma meta a ser atingida: O Centro deve ser dotado de equipe médica adequada para atender às normas prescritas pelas novas reformas do Ministério da Saúde para este tipo de estabelecimentos, e expandir o seu campo de intervenção ao serviço dos pobres. Para fazer isso, ele precisa de um subsídio regular e contribuições de parceiros para cobrir os custos salariais e, especialmente, o fornecimento de medicamentos essenciais.