Data de publicação: 26/07/2022

Celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no Vaticano

Igreja

O Vice-Presidente Internacional Antonio Gianfico e o Vice-Presidente Geral Sebastian Gramajo estiveram no Vaticano para celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no domingo 24 de Julho de 2022.

Para muitas pessoas, a velhice é assustadora. Alguns consideram-na quase uma doença, algo de que fugir e de que fugir dos nossos pensamentos. Não é assim com o Papa Francisco, que tem apelado à celebração anual do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no quarto domingo de Julho, por volta da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus. Para o Papa, a velhice “não é uma época inútil em que temos de recuar os remos do barco, mas uma época em que temos de regressar para dar fruto” (cf. Sl 92,15). “A sensibilidade especial da velhice – Francisco continua na sua mensagem para o Dia – pela atenção, pensamento e afecto, deve tornar-se uma vez mais uma vocação para muitos. E será uma escolha de amor dos idosos para as novas gerações”. Esta é a contribuição dos idosos para a revolução da ternura tão cara ao Papa: “uma revolução espiritual e desarmada na qual eles se tornam protagonistas”.

A Sociedade de São Vicente de Paulo participou na celebração presidida na Basílica de São Pedro pelo Cardeal Vigário Angelo De Donatis (enquanto o Papa Francisco, no Canadá para uma Viagem Apostólica, visitará um Santuário dedicado aos Santos Ana e Joaquim). Representando o Conselho Geral Internacional no Vaticano estiveram: o Vice-Presidente Geral Sebastian Gramajo, que chegou a Roma vindo do Quénia, onde se realizou a segunda Assembleia All Afria (que reúne os Presidentes dos 42 países africanos onde a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente); o Vice-Presidente Internacional Antonio Gianfico; e o Presidente da Conferência de São Pedro Apóstolo no Vaticano Sergio D’Alessandro.

“A Sociedade de São Vicente de Paulo”, sublinha o Vice-Presidente Internacional Antonio Gianfico, “é enriquecida pela contribuição da sabedoria dos avós, tanto para aqueles que são cuidados como para a presença de tantos avós e avôs voluntários. A experiência de vida e de fé dos idosos pode contribuir para tornar a sociedade mais consciente das suas raízes e capaz de sonhar com um amanhã mais solidário”.

Por ocasião do Dia Mundial, é concedida uma Indulgência Plenária, não só àqueles que participam na Eucaristia, mas também àqueles que dedicarão parte do seu tempo a visitar os idosos, especialmente se estiverem sozinhos, doentes ou deficientes.

No final da celebração, Sebastian Gramajo, Antonio Gianfico e Sergio D’Alessandro foram convidados para almoçar no Colégio Apostólico Leoniano pelo Padre Giuseppe Guerra CM, postulador da Causa de Canonização do Beato Antônio-Frederico Ozanam.

Ler texto em italiano

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA O II DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS