Data de publicação: 04/02/2021

Carta de Tomaz Mavrič, CM, Presidente do Comitê Executivo da Família Vicentina, sobre a iniciativa “13 casas”

Entidades em comum
Roma, 02 de fevereiro de 2021
Festa da Apresentação de Nosso Senhor

Prezados Superiores Gerais, Presidentes Internacionais,Presidentes de Conselhos Nacionais
ou Representantes da Família Vicentina em qualquer país, e
a todos os membros da Família Vicentina mundial

Que a graça e a paz de Jesus estejam sempre com você!

Espero e rezo para que todos os membros da Família Vicentina em todo o mundo, apesar dos muitos desafios, dificuldades e tragédias vividas no ano passado, possam iniciar o ano de 2021 repleto de “Fé, Esperança e Amor sem fim”, enraizados na pessoa de Jesus que nunca nos decepcionou!

Os membros do Comitê Executivo da Família Vicentina (VFEC), que coordenam a Família Vicentina mundial, em nível internacional através do Escritório da Família Vicentina (VFO), suas diferentes comissões, equipes de tarefas e grupos de trabalho, estamos trabalhando incansavelmente, com extraordinário entusiasmo e dedicação, para fazer com que nosso sonho de ser uma Família e um Movimento comum seja uma realidade. Desenvolvendo temas comuns de formação espiritual e outros tipos, comunicação dentro da Família e com o mundo, aprofundando nossa participação comum no serviço direto aos pobres, assim como outras formas de colaboração, estamos contribuindo para a “Globalização da Caridade”. Cada ramo, grande ou pequeno, é uma parte incalculável do maravilhoso mosaico que compõe a Família Vicentina neste crescente Movimento na Igreja.

O VFEC enfatizou que a Aliança da Famvin para os Sem-teto (em inglês: Famvin Homeless Alliance – FHA), da qual o Projeto 13 Casas faz parte, é o nosso único projeto comum na área de caridade. Portanto, devemos promovê-lo com entusiasmo dentro da Família Vicentina, para chegar ao coração de cada membro, a fim de que todos participem desta iniciativa comum. Para isso, é necessário expandi-la e implementá-la nos 158 países onde a Família Vicentina está presente, de modo que nenhuma Congregação ou Associação fique de fora, mas sim que todos participem ativamente da iniciativa em todos os cantos do mundo onde vivemos e servimos.

Atualmente, a FHA está entrando em seu quarto ano de serviço, com muitos resultados bonitos. Os esforços devem ser desenvolvidos, intensificados e expandidos, para 1,2 milhão de desabrigados: pessoas que vivem nas ruas, refugiados desalojados de suas casas e os pobres que vivem em moradias precárias. Como consequência do COVID-19, este número continua aumentando, dramaticamente, em todo o mundo.

A FHA promove a unidade dentro de nossa Família, para responder às necessidades esmagadoras dos sem-teto. Precisamos chegar rapidamente ao ponto em que a situação de sem-teto não seja enfrentada apenas como pessoa ou ramo, mas juntos, como Família em nível local, nacional e internacional. Quando os diversos ramos da Família Vicentina unem sua longa história de serviço aos sem-teto, sua experiência, profissionalismo e recursos para enfrentar este desafio, oferecem aos pobres uma riqueza extraordinária.

Para tanto, gostaria mais uma vez de convidar e encorajar todos os Superiores Gerais e Presidentes Internacionais dos 160 ramos da Família Vicentina que ainda não estão participando ativamente da Iniciativa FHA, especialmente do Projeto 13 Casas, a fazer esse compromisso para o ano 2021. Peço aos Superiores Gerais, que até agora não o puderam fazer, que transmitam a informação às suas respectivas Províncias e Comunidades locais, para que chegue a todos os membros da sua Congregação. Da mesma forma, peço a todos os Presidentes Internacionais, que até agora não puderam fazer, que transmitam a informação a todos os seus respectivos conselhos regionais, nacionais e locais, para que chegue a todos os membros. Da mesma forma, convido e encorajo os Presidentes dos Conselhos Nacionais e os diversos representantes da Família Vicentina, nos 158 países do mundo onde estamos presentes, a continuar ou iniciar uma participação mais ativa na FHA; especialmente em conjunto com todas as sucursais a nível nacional, regional ou local no Projeto “13 Casas”.

Para obter mais informações e materiais sobre o FHA, entre em contato com

a Sra. Yasmine Cajuste pelo e-mail: [email protected];

e visite o site da FHA:vfhomelessalliance.org

Podemos nos envolver ativamente na FHA ao:

  1. Iniciar o Projeto 13 Casas” a nível local, regional ou nacional;
  2. Compartilhar a riqueza, o conhecimento, a experiência e os recursos que cada filial possui no campo dos sem-teto;
  3. Participar de conferências, webinários, eventos online sobre sem-teto (moradores de rua, refugiados e deslocados internos, moradores de favelas que vivem em moradias inadequadas);
  4. Envolver-se ativamente na defesa de direitos em nível local, nacional e internacional; etc.

Façamos todo o possível para poder anunciar, com imensa alegria, na festa de São Vicente de Paulo deste ano, que o objetivo de ter os 160 ramos da Família Vicentina participando ativamente da FHA se tornou uma realidade para a glória de Jesus e o bem dos pobres.

Que Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, São Vicente de Paulo, todos os Santos, Beatos e Servos de Deus da Família Vicentina continuem intercedendo por nós e nos inspirando neste caminho!

Seu irmão em São Vicente,

Tomaž Mavrič, CM
Presidente do Comitê Executivo da Família Vicentina