Data de publicação: 23/05/2023

“Carta de Intenções” aproxima a SSVP da União Feminina Católica

Conselho Geral Internacional

Será assinada, dentro da Assembleia Geral da SSVP deste ano, uma “Carta de Intenções” com a União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC). A entidade é um órgão da Santa Sé fundado em 1910, e desde 2016 ganhou o status canônico de “associação pública internacional de fiéis”.

Atualmente, a União congrega cerca de 100 instituições femininas no mundo todo, ativa em mais de 50 países, com 8 milhões de membros. Dentre os objetivos da UMOFC, podemos enfatizar a participação ativa das mulheres na sociedade civil e na Santa Igreja, focando nas áreas de educação, redução da pobreza, violência doméstica e promoção dos direitos humanos, em especial o direito à vida, contra o aborto e na defesa da infância desvalida.

A UMOFC une as mulheres católicas do mundo inteiro, dando voz no cenário internacional. Assim como a SSVP, a União tem um assento no Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas e faz parte de outros importantes organismos globais.

A presença da mulher no seio da SSVP é algo extraordinário. Podemos aqui mencionar as esposas dos nossos sete fundadores, dentre elas Amélia Soulacroix Ozanam, assim como Celestina Scarabelli, fundadora do ramo feminino da SSVP em Bolonha em 1856. Atualmente, o percentual de mulheres dentro da SSVP gira em torno de 60%, o que é formidável.

Para homenagear devidamente as consócias que fazem parte das quase 50.000 Conferências Vicentinas pelo mundo afora, o Conselho Geral Internacional estabeleceu, em 2020, a data de 14 de agosto como DIA INTERNACIONAL DAS CONSÓCIAS, em referência à Amélia Ozanam que nasceu neste dia.

O próximo passo entre as duas entidades é a assinatura de um acordo internacional de cooperação institucional, para que a parceria entre a SSVP e a UMOFC possa crescer, ampliar-se e dar muitos frutos. A representante do Conselho Geral na UMOFC é a consócia Paola da Ros, presidente do Conselho Nacional da Itália.