Assembleia nacional México – 2019

Os membros da SSVP de diferentes regiões do México se reuniram de 19 a 21 de julho, na cidade de Cuernavaca (capital do estado de Morelos) para realizar a 173ª Assembleia Nacional, acompanhado pelo Coordenador da Zona 1 para a América II, o Presidente e o Conselheiro Nacional, bem como alguns convidados que fazem parte da Família Vicentina.
Sobre o tema Formado para servir melhor, os assuntos e questões relacionados à formação apresentados foram os seguintes: A vocação vicentina na vida cotidiana, por Luis Lusarreta, C.M.; Fazendo bem enquanto faz bem, pelo padre Benjamin Romo, C.M.,; Visita domiciliar na tradição vicentina, pela irmã Carolina Flores, D.C.; expertise sobre os Projetos e Programas Especiais da SSVP, por Gina Ocampo; e a introdução ao Manual de Conferências e Plano de Formação, por Luz María Ramírez. Demi Margarita Ramírez, representante da juventude, estava envolvida em atividades especiais para os membros jovens, e o Comitê Nacional da Juventude da SSVP no México foi criado.
Durante estes três dias, houve momentos de encontros com Deus através das orações matinais e a Eucaristia presidida por nossos conselheiros e conduzida pela Conferência OJAR María Reina, que fez os participantes sentirem a presença de Deus que guia nossa missão de serviço e devoção aos pobres. Momentos memoráveis foram de alguns membros reafirmando seu compromisso vicentino e a consagração de novos membros. Momentos culturais foram também apreciados com as regiões compartilhando parte de suas tradições através de vídeos, performances, canções e danças.
Durante a Assembleia Plenária, a mensagem do nosso Presidente Geral, Renato Lima, e outros membros da SSVP de outros países foram encaminhados. Os Presidentes Regionais e os membros do Conselho Nacional apresentaram seu relatório de atividades (de julho de 2018 a julho de 2019), o que nos permitiu avaliar o progresso feito em nosso serviço, para assumir novos desafios e estabelecer novas metas para o período vindouro.
A próxima Assembleia Nacional será realizada no terceiro final de semana de julho de 2020, e será anfitriã a Região III (León).
Luz María Ramírez González
Presidente Nacional do México e
Delegado de Formação para América II