Assembleia do Conselho Geral em 2020 será virtual e ocorrerá em duas etapas: outubro e dezembro

Pela primeira vez na história da Sociedade de São Vicente de Paulo, o Conselho Geral Internacional realizará sua Assembleia Anual de forma virtual (originalmente agendada para acontecer em junho passado em Nairóbi), por conta da pandemia que está impedindo, ainda, os deslocamentos por avião.
Além disso, por conta da quantidade de assuntos e dos fusos horários diferentes, a Assembleia será realizada em duas datas: 4 de outubro (Parte 1) e 13 de dezembro (Parte 2).
Segundo a Regra, a Assembleia Anual do Conselho Geral é formada pelos membros da Seção Permanente (Diretoria internacional e Vice-presidentes Territoriais) e pelos países-membros do Comitê Executivo Internacional.
Na primeira parte da Assembleia (4 de outubro), serão debatidos e aprovados os relatórios do Presidente-geral, da Secretária-geral e do Tesoureiro-geral, além de questões econômicas e resoluções. Na segunda parte (13 de dezembro), os departamentos farão suas apresentações e prestações de contas.
Todos que irão participar (presidentes dos Conselhos Nacionais ou Superiores, os membros da Diretoria e os Vice-presidentes Territoriais) devem agendar-se para essas duas datas. As reuniões começarão sempre ao meio-dia (hora de Paris), e terão duração de no máximo 4 horas, para evitar o cansaço dos participantes. Será oferecido o serviço de tradução simultânea para várias línguas. Se algum presidente nacional não puder participar, este poderá indicar um representante oficial.
A programação e agenda oficial das duas reuniões, com todos os documentos para serem aprovados, serão enviadas com a devida antecedência para todos os participantes, a fim de que estes analisem adequadamente os relatórios, para que assim ganhemos tempo durante os eventos. Veja agenda provisória em anexo.
O Conselho Geral também definiu as próximas datas das reuniões virtuais da Diretoria internacional: 3 de outubro e 6 de dezembro. Será também realizada uma reunião de trabalho virtual com os Vice-presidentes Territoriais e os Coordenadores de Zona, com o foco nas ações pós-pandemia, a celebrar-se nos dias 11 e 12 de dezembro. O “Concordato” (grupo de Conselhos Nacionais que fazem doações fixas anuais ao Conselho Geral) terá sua reunião no dia 8 de novembro. Todas essas reuniões também contarão com tradução simultânea.
Esperamos, com a graça de Deus, que a agenda de 2021 não sofra alterações, e que os grandes eventos do Conselho Geral possam acontecer, presencialmente, além das viagens missionárias institucionais do Presidente-geral e dos componentes da Estrutura internacional.
“Sabemos que a pandemia tem impactado fortemente as atividades do Conselho Geral, mas pretendemos compensar isso nos anos seguintes. Vamos trabalhar em dobro para repor o tempo perdido”, assegurou o confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral.