Data de publicação: 05/05/2023

Ásia 3: ampliando os serviços do Conselho Geral 

Conselho Geral Internacional

A nova região acompanhará a SSVP em sete territórios

No próximo dia 12 de junho, em Roma, dentro do Encontro Anual dos Vice-presidentes Territoriais Internacionais (VPTIs), o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral, fará um anúncio: será criada mais uma Vice-presidência Territorial Internacional, desta vez para o Extremo Oriente (Ásia 3).

A criação da nova área, que será desmembrada da Ásia 2, não implica aumento de orçamento, pois o valor global da Estrutura Internacional, destinado a essa finalidade, será o mesmo. Os territórios que farão parte desta nova região são os seguintes: Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, Japão, Macau, China Continental e Mongólia. 

O objetivo central desta medida é poder dar uma assistência mais efetiva a esses países, visitando-os mais vezes, ajudando-os nos processos de renovação (eleição) e na aprovação de estatutos, estimulando mais projetos solidários e parcerias internacionais, bem como aumentar a participação de representantes do Conselho Geral em eventos de formação e reuniões administrativas.

“Quanto mais perto dos territórios estiver o Conselho Geral, mais serviços serão oferecidos e, assim poderemos evitar que alguns problemas, alguns deles corriqueiros, aconteçam. O Extremo Oriente é uma área especial, com peculiaridades específicas que nos trazem muitos desafios. A nossa Sociedade ainda pode crescer muito nessa região. Assim como criamos em 2016 a Vice-presidência para a Oceania, creio que chegou a hora do Extremo Oriente também”, externou o confrade Renato Lima.