Apelo de dezembro. Comida para os refugiados (Líbano)

Apelo do mês – Uma nova maneira de ajudar

A cada mês, a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) selecionará um Projeto da SSVP Internacional que necessita de doações devido a sua delicada situação econômica e vai convidar toda a comunidade vicentina para apoiá-lo.

Normalmente, o CIAD ajuda esses tipos de projetos diretamente, mas devido à Covid-19 e outras demandas, o CIAD não pode atender a todas as solicitações. Por esse motivo, seleciona uma série de projetos, que contam com o seu total apoio, para que possam receber ajuda da comunidade através de um apelo no site do Conselho Geral Internacional.

APELO DE DEZEMBRO – Comida para os Refugiados Idosos

A situação: “COMBATE À POBREZA ALIMENTAR NO LÍBANO”

A situação no Líbano é desesperadora. Durante anos, o país teve que enfrentar um influxo maciço de migrantes de seus países vizinhos, Síria e Iraque, massacrados pela guerra. Agora existe mais de 1,5 milhão de refugiados em um país com uma população de 4 milhões. Isso resultou em um enorme aumento da pobreza em uma nação que já  passava por  dificuldades.

A SSVP do Líbano é muito ativa e muito bem estruturada; suas mais de 50 conferências ajudam

combater a pobreza de muitas maneiras diferentes: educação, saúde, habitação, etc,  e levam ajuda para muitos refugiados nos campos ou em suas próprias casas.

No entanto, a situação do país piorou recentemente com o efeito combinado da pandemia produzida pela Covid-19, o colapso do sistema político e as consequências da explosão em Beirute em 4 de agosto.

A SSVP está lutando para manter seus serviços, mas a demanda por ajuda e as necessidades aumentaram enquanto as doações e recursos disponíveis diminuíram.

O apelo: COMIDA PARA OS REFUGIADOS IDOSOS

Um dos serviços mais importantes da SSVP é a entrega gratuita de refeições quentes para

refugiados idosos.

Este auxílio consiste em um menu de três pratos preparado pelo “Sr. Vincent Catering “(Obra Social do Conselho Nacional da SSVP) que é entregue, diariamente, nas instalações do Conselho Nacional a mais de 90 refugiados idosos (às vezes acompanhados pelos netos). De acordo com a situação de alguns, entregas a domicílio também são organizadas.

Devido à situação especial do país, e ao grande aumento das demais necessidades básicas, o financiamento deste Projeto de Distribuição de Alimentos está ameaçado. Apesar de receber o apoio da SSVP Internacional, por meio da CIAD, e a colaboração de outros doadores, precisam de mais ajuda.

Como colaborar:

Para garantir a manutenção do projeto de distribuição de  alimentos para idosos refugiados, o Conselho Nacional do Líbano precisa da quantia de 80.000 euros por ano.

Ciente dessa necessidade, a CIAD apoia fortemente esta convocação e incentiva os vicentinos, conferências e conselhos da SSVP de todo o mundo para a colaboração. Por favor, qualquer ajuda é bem vinda!

Sua generosidade manterá este projeto em andamento e salvará muitos refugiados idosos da fome e desnutrição.

Para obter mais informações (incluindo como fazer uma doação), envie um e-mail para [email protected].

OBRIGADO POR SUA GENEROSIDADE