Apelo de outubro: Nicarágua – um projeto médico vital

Apelo do mês – Uma nova maneira de ajudar

A cada mês, a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) seleciona um Projeto da SSVP Internacional que requer doações devido a sua delicada situação econômica e convidará toda a comunidade vicentina a apoiá-lo. 

Normalmente, a CIAD atende diretamente esses tipos de projetos, mas, devido à Covid-19 e outras demandas, a CIAD não consegue atender a todas as solicitações. Por isso, seleciona uma série de projetos, que contam com o seu total apoio, para que possam receber ajuda da comunidade internacional por meio de um apelo no site do Conselho Geral Internacional.

A situação

A Nicarágua, na América Central, tem uma população de aproximadamente 7 milhões de habitantes (dados de 2021). É um dos países mais pobres do mundo, sua população é 60% jovem, multicultural e multiétnica, principalmente católica.

Atualmente, a SSVP na Nicarágua tem um total de 24 conferências. Além das visitas domiciliares, realizam projetos que beneficiam a população civil, como abastecimento de água potável ou financiamento para reforma de telhados de residências.

Desde 2020, o Conselho Nacional administra um centro de saúde que atende 400 pessoas por semana (crianças, jovens, adultos e idosos) com assistência médica e acomodações que estariam fora do alcance dos usuários. Além disso, eles abrigam parentes de pacientes internados próximo ao hospital público geral.

O apelo

Com o aumento dos problemas de saúde devido à pandemia que atinge gravemente a Nicarágua, o Conselho Nacional considera o centro um serviço essencial para os mais pobres.

As despesas de funcionamento do centro são assumidas integralmente pelo Conselho Nacional, que não dispõe de verbas suficientes para manter o serviço ao nível necessário e assim responder à procura das 400 pessoas que atualmente dele dependem. As despesas chegam a cerca de 1.800 euros por mês (22.000 euros por ano) para cobrir as necessidades de alimentação, vestuário e medicamentos.

Como ajudar

Para saber como fazer uma doação para a SSVP de Nicaragua, envie um e-mail para: [email protected]. No contexto deste apelo, o CGI não é o destinatário, mas simplesmente um transmissor desta ajuda direta para nossas irmãs e irmãos de Nicaragua. A CIAD encoraja fortemente os membros da SSVP, conferências e conselhos em todo o mundo a apoiarem este apelo. Por favor, envie o que puder. Sua generosidade permitirá que a Sociedade na Nicarágua continue oferecendo assistência médica e acomodação a pacientes pobres e suas famílias que vêm de longe, durante e após sua internação para tratamento de doenças graves.

OBRIGADO PELA SUA GENEROSIDADE!