Apelo de abril. Centro de formação Tecnológica em Serra Leoa (África)

Apelo do mês – Uma nova maneira de ajudar

A cada mês, a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) seleciona um Projeto da SSVP Internacional que requer doações devido a sua delicada situação econômica e convidará toda a comunidade vicentina a apoiá-lo.

Normalmente, a CIAD auxilia esses tipos de projetos diretamente, mas devido à Covid-19 e outras demandas, a CIAD não pode atender a todas as solicitações. Por isso, seleciona uma série de projetos, que contam com o seu total apoio, para que possam receber a ajuda da comunidade internacional por meio de um apelo no site do Conselho Geral Internacional.

Contexto: Educação como oportunidade

A maioria da população – e 80% dos jovens – está desempregada, abandonou a escola, é analfabeta, tem privação econômica ou algum tipo de deficiência física, o que leva a índices muito elevados de pobreza, crime, trabalho sexual ou qualquer outra conseqüência dramática para suas vidas.

A educação é definitivamente mais do que ler, escrever e calcular. Habilidades tecnológicas também são necessárias hoje. A educação é um dos investimentos mais importantes que um país pode fazer por seu povo e por seu futuro, e muitas vezes acaba sendo a melhor opção – senão a única – para aliviar essa situação.

Apelo: Centro de Formação Tecnológica 

Para ajudar jovens e adultos a adquirir conhecimentos básicos de informática, a Conferencia de St Martín, na parte oriental da capital, Freetown, colocou em funcionamento uma Escola de Ciência da Computação no secretariado do Conselho Nacional da SSVP, por ser pouco utilizada desde a sua abertura em 2008. O centro de formação não ajudará apenas os beneficiários, mas terá um papel mais amplo no apoio à SSVP como um todo. Seus objetivos são:

1. Oferecer oportunidades para que os vicentinos e a comunidade adquiram habilidades que aumentem suas chances de encontrar um emprego lucrativo e alcançar a sustentabilidade;

2. Promover a aprendizagem e formação de jovens e adultos;

3. Utilizar os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos beneficiários para apoiar o Escritório Nacional da SSVP.

Neste contexto, a SSVP da Serra Leoa pretende potenciar o seu projeto de formação com o centro de formação de jovens, adultos e beneficiários de forma a potenciar as suas competências, o que inclui também a sensibilização para os seus direitos, responsabilidades e contribuição para a comunidade e a construção da paz.

Como ajudar:

A Conferência de San Martín de Porres comprou cinco computadores usados, mas o projeto exige mais investimentos: é necessário um orçamento total de 4.450 euros para montar a instalação e comprar mais 10 computadores e uma impressora, além do cabeamento e taxas de matrícula escolar.

O centro de formação será administrado por membros da SSVP e voluntários da comunidade.

Depois de analisar cuidadosamente os orçamentos apresentados, a CIAD está disposta a apoiar este projeto, mas não tem fundos e por isso incentiva fortemente os membros da SSVP, Conferências e Conselhos em todo o mundo a apoiarem esta iniciativa.

Sua generosidade permitirá que este projeto, tão importante para a SSVP em Serra Leoa, avance.

Para mais informações sobre como doar, envie um e-mail para: [email protected]

OBRIGADO POR SUA GENEROSIDADE