Data de publicação: 04/04/2022

Ajuda ao povo ucraniano e transferência de refugiados para Espanha

Notícias do mundo

Por iniciativa do Conselho Particular de Bilbau e com a colaboração do Conselho Nacional de Espanha, os comboios de ajuda humanitária são enviados para a fronteira.

O conflito na Ucrânia provocou um intenso movimento de milhões de refugiados que fogem do seu país para destinos mais seguros. Em resposta à necessidade de assistência, tanto aos refugiados na fronteira como aos que desejam mudar-se para Espanha, o Conselho Particular de Bilbau organizou um comboio composto por 10 vicentinos e voluntários que, em 5 furgões cheios de alimentos e outros bens essenciais, partiram para a fronteira entre a Polônia e a Ucrânia em 14 de março.

Na tarde de 15 de março, após uma viagem de cerca de 2.500 quilômetros, os alimentos foram entregues à Família Vicentina Polaca em Cracóvia, que está assistindo aos refugiados. Após algumas horas de descanso no seminário da Congregação da Missão em Cracóvia, o comboio partiu para a fronteira  perto de Dołhobyczów (Polônia), onde resgataram 27 ucranianos, principalmente crianças, mulheres e pessoas idosas.

No dia 18 de março, o comboio chegou a Espanha e os refugiados foram acolhidos por famílias do País Basco e de Navarra, graças ao apoio de duas associações de amigos da Ucrânia em Irun e Bilbau.

O Conselho Particular de Bilbau já está organizando um segundo comboio que também receberão apoio financeiro do Conselho Nacional da SSVP Espanha através das doações que foram generosamente recebidas por esta causa.