Acampamentos de verão para curar as crianças do Líbano

As crises atuais que cercam o Líbano apresentam uma série de desafios econômicos, de saúde e sociais que ameaçam o bem-estar de uma geração de crianças. A doença do coronavírus (COVID-19) e a grave situação no Líbano tornam difícil a vida infantil.
Aquelas crianças que testemunharam a explosão em Beirute, e que sofrem na pele uma crise econômica sem precedentes, têm vários problemas psicológicos que ameaçam sua saúde mental. Entre outras coisas, elas experimentam ansiedade e pesadelos.
Além disso, crianças de famílias desfavorecidas (que vivem em famílias nas quais um ou ambos os pais perderam seus empregos e não têm dinheiro suficiente para comprar comida ou remédios) sentem-se inseguras e às vezes também são forçadas a trabalhar para manter a renda do núcleo familiar. Sem o suporte adequado, todas essas crianças podem sofrer graves consequências a longo prazo.
Por isso, a SSVP Líbano ofereceu a algumas dessas crianças um projeto no qual abordaram questões que são muito necessárias para o seu aprimoramento psicossocial, mas a partir de uma abordagem lúdica, engraçada. Enquanto desfrutavam de um acampamento de verão de um mês, elas estavam rodeadas de especialistas e tutores que as orientaram a sair do sofrimento em que se encontram imersas em seu dia a dia.

Este acampamento aconteceu de 2 de agosto a 2 de setembro. Sob a supervisão de um psicólogo escolar vicentino, 55 crianças de meios desfavorecidos (organizados em 3 grupos) ficaram felizes em passar alguns dias com voluntários e tutores, fazendo atividades e excursões.
A equipe teve a oportunidade de observar as crianças no cenário padrão de um acampamento de verão, onde ajudaram os meninos a falar sobre seus medos e preocupações, que decorrem principalmente da grave situação do país. Eles também as acompanharam no processo de reforço de suas habilidades sociais. Os tópicos abordados foram, principalmente, bullying, cyberbullying, assertividade e como se comportar em presença de portadores de necessidades especiais.
A psicóloga, junto com toda a equipe, se reuniu com os pais por meio dia, no qual eles compartilharam suas opiniões sobre o acampamento. Pais, por unanimidade, reconheceram as mudanças positivas nas atitudes de seus filhos.
Após esta experiência, uma escola de pais foi agendada durante o ano letivo, a fim de cobrir novos tópicos, como:
– Comunicação com a criança
– Emoções, fisiologia do estresse, normas, papel dos adultos
– Comunicação não violenta e abordagem empática
– ciúme fraternal
– O adolescente na frente de seus pais
O acampamento de verão foi uma experiência muito construtiva e relaxante para todos. Os participantes: crianças, pais e responsáveis. Eles aprenderam um com o outro: as crianças se divertiram, os pais aprenderam com o psicólogo da escola como lidar com questões específicas e difíceis e os tutores ganharam experiência, mas, além disso, todos tiveram a oportunidade de ver como funciona o espírito vicentino.