Data de publicação: 22/11/2019

A próxima reunião da diretoria do Conselho Geral Internacional acontecerá em Milão, Itália

Conselho Geral Internacional

No próximo dia 30 de novembro (sábado), acontecerá a quarta reunião ordinária deste ano da diretoria do Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo, com a presença dos 12 membros do colegiado e do assessor espiritual (Padre Andrés Motto, CM). 

Na pauta dos trabalhos, a diretoria irá aprovar a programação para o ano vindouro, a proposta orçamentária de 2020, detalhes sobre a inauguração oficial da nova sede (na Rua Glaciere, 65) e as linhas gerais de atuação para o “Ano Internacional de Félix Clavé”. Sobre o Projeto “SSVP Plus”, que consiste em expandir a SSVP para novas áreas do planeta, será feita a análise de cerca de 15 países com grande potencial para a fundação da nossa Sociedade até 2022.

A novidade é a que reunião não acontecerá em Paris, mas sim em Milão (Itália), na Casa dos Padres Oblatos. Por que a cidade de Milão foi escolhida para sediar esta reunião da diretoria? A resposta é simples: em homenagem ao bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam, nascido em Milão em 1813. No dia 1º de dezembro (domingo), a diretoria visitará alguns lugares de interesse para a Sociedade de São Vicente de Paulo, como a casa onde Ozanam nasceu e a igreja em que ele foi batizado.

Nos dias 2 e 3 de dezembro (segunda-feira e terça-feira), o nosso confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral da SSVP, fará sua visita institucional oficial a Bolzano, sede do Conselho Central do Tirol do Sul, um dos 150 territórios em que a SSVP está presente. Ele irá de trem, saindo de Milão, em companhia de uma pequena delegação vicentina.

Um pouco de história…

A cidade de Milão é muito importante para a história da SSVP. Entre 1800 e 1815, a Província da Lombardia (onde se encontra Milão) foi anexada à França, deixando de ser uma cidade austríaca. Em 1809, o casal Ozanam (Jean-Antoine-François e Maria Nantas), juntamente com os filhos Elizabeth e Alphonse, mudaram-se de Lion para Milão, devido a questões políticas, laborais e econômicas. 

Em 1813, no dia 23 de abril, na casa da Família Ozanam, nasce Antônio-Frederico na rua São Pedro all’Orto, número 16. No dia 13 de maio, Ozanam é batizado na Paróquia Santa Maria dos Servos. Esta linda igreja medieval, erguida em 1317, lamentavelmente foi derrubada em 1836 e reconstruída em 1847, transformando-se na Basílica de São Carlos al Corso (dedicada a São Carlos Borromeu).

Em junho de 1815, a Lombardia volta a pertencer à Áustria, após deliberação política do “Congresso de Viena”, que redefiniu as fronteiras dos países europeus após a queda de Napoleão. Com essa decisão, a família Ozanam resolve regressar a Lion (França) em outubro de 1816. O menino Antônio-Frederico tinha apenas a idade de 3 anos e meio. Ozanam somente voltaria à sua terra natal 17 anos depois, em 1833, na companhia de seus pais e do irmão Alphonse, para visitar parentes.

Hoje, em Milão, a SSVP possui 89 Conferencias com 709 membros, prestando assistência a 2 mil famílias carentes. Pedimos suas orações pelo êxito da reunião ordinária do Conselho, das visitas aos lugares de Ozanam e da viagem do Presidente Geral a Bolzano.