Data de publicação: 15/05/2017

A Família vicentina na ONU

Entidades em comum

entrée drapeaux onu

Os representantes da Família vicentina nas Nações Unidas em Genebra (Companhia das Filhas da Caridade e Sociedade de São Vicente de Paulo) participaram da 34º sessão do Conselho dos direitos humanos em março de 2017.

A sessão discutiu em particular sobre a situação na Síria e permitiu a renovação do mandato da comissão de investigação internacional para lutar contra a impunidade.

A principal missão dos representantes da Família vicentina no seio destas organizações internacionais é assistir às reuniões, garantir uma conexão e trabalhar em estreita colaboração com os representantes das Nações Unidas.

Lembremos que por sua ação, a Família vicentina se esforça para responder a muitos objetivos comuns àqueles das Nações Unidas : erradicar a pobreza pelo mundo, preservar a dignidade das pessoas que sofrem, promover a paz e a justiça no mundo, e enfim, fazer ouvir a voz dos pobres no nível internacional. Através desta presença no seio das Nações Unidas, a Família vicentina tenta atender estes objetivos.

O que é o Conselho dos direitos humanos?

O Conselho dos direitos humanos é o principal órgão intergovernamental encarregado dos direitos humanos. Ele é composto pelos 192 Estados membros da ONU dos quais 47 têm direito ao voto. Todos os membros do Conselho se encontram três vezes por ano em Genebra, na Suíça. O papel do Conselho é de reforçar a promoção e a proteção de todos os direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, incluindo o direito ao desenvolvimento. Os Estados membros do Conselho são eleitos por um período de três anos e são os únicos a participar dos votos.

Somente as ONG dotadas de um estatuto consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), como a Família vicentina, podem ser credenciadas para participar das sessões do Conselho dos direitos humanos.

Sr Monique Javouhey (Filhas da Caridade)

Marie-Françoise Salesianni Payet (SSVP)

Os representantes da Família vicentina na ONU (Genebra)

famille vincentienne onu