Data de publicação: 15/08/2022

A “Assembleia Toda África 2022” aprova a Carta de Nairóbi

Conselho Geral Internacional

Foram três dias de intenso debate sobre temas de atualidade

Faz exatamente sete anos que a Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, cujas raízes estão baseadas em ser um grupo de amigos prestando um serviço abnegado à humanidade segundo o Evangelho, organizou sua “Assembleia Toda África”, que aconteceu em 2015 na África do Sul. Após seus resultados positivos, conduziu à reunião da assembleia deste ano, que foi um sucesso e ocorreu em completa harmonia.

Participaram líderes das regiões africanas que compreendem a África 1-2-3 e o Oriente Médio e Norte da África (MENA, sigla em inglês). Os coordenadores de zona, Vice-Presidentes Territoriais Internacionais (VPTI), observadores internacionais e também membros do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo demonstraram um notável compromisso com a Assembleia e com o serviço e defesa da fé em meio a todas as adversidades, viajando de seus respectivos conselhos nacionais para participar da programada “Assembleia Toda a África 2022”, que aconteceu no Centro das Irmãs Dimesse, na bela cidade de Nairóbi, Quênia, de 20 a 23 de julho de 2022.

Este importante evento, cuidadosamente planejado, organizado e bem conduzido sob o tema “Compromisso transformador: Servir uma África em Transformação” numa era pós-pandêmica, foi organizado pelo Conselho Nacional do Quênia (África 1 Zona 2). Sob a liderança juvenil do companheiro Urbanus Kinuthia, o Quênia assumiu esta responsabilidade conforme aprovado pelo 16º Presidente-geral Internacional, Renato Lima de Oliveira, e garantiu que não poupou esforços para proporcionar um ambiente confortável que pudesse facilitar a plena participação de todos os delegados.

Um total de 100 participantes compareceram. A repartição é a seguinte: 41 presidentes nacionais; coordenadores de zona; 4 VPTIs; observadores internacionais; 7 membros do Conselho Geral Internacional e vicentinos do Conselho Nacional Queniano. O programa do evento foi planejado para 4 dias: 3 dias de trabalho e 1 dia de visitas locais. 

A chegada de quatro VPTIs da África e Comitês Organizadores Locais (COL) em 16 e 17 de julho de 2022 foi o prelúdio para receber e acolher oficialmente a esperada chegada do 16º Presidente-geral Internacional da SSVP em 18 de julho de 2022 e de outros membros da delegação em 19 de julho de 2022. Alguns destaques:

19 de julho de 2022

Uma reunião do Conselho Nacional do Quênia sobre diferentes assuntos foi realizada com 300 membros da SSVP entre a celebração da Santa Missa e a reunião do PGI com o Bispo da Diocese Católica de Ngong, Rev. John Oballa Owaa.

20 de julho de 2022

Sendo o primeiro dia da assembléia, houve numerosas atividades para engajar os participantes, como a missa de abertura do Pe. Stephen Omondi e do Pe. Humpreys Makokha CM, o discurso de boas-vindas do Conselho Nacional do Quênia pelo confrade Urbanus Kinuthia, e os discursos de abertura do 1º Vice-Presidente Geral Adjunto – Joseph Makwinja e PGI – Renato Lima de Oliveira. O programa do primeiro dia também incluiu a celebração do Carisma Vicentino com uma apresentação do Pe. Humpreys Makokha CM, enquanto Joseph Makwinja, 1º Vice-Presidente Geral Adjunto, apresentou o relatório de progresso após a última Assembléia Toda a África (AAA 2015). Todos os VPTIs se revezaram para dar relatórios de trabalho de suas regiões. O trabalho em grupo e os coffee breaks serviram para tonificar a atmosfera.

21 de julho de 2022

O segundo dia da Assembleia, deu lugar à celebração da Santa Missa e apresentações sobre questões existentes e emergentes na África: “Migração e Deslocados Internos na África” pelo convidado Dee Dungy (Serviços Jesuítas do Quênia) que, como especialista no assunto, mergulhou os participantes na realidade das fronteiras de países como Ruanda, Somália e Etiópia para dar uma palestra muito abrangente que descreveu perfeitamente a dor a que as vítimas estão expostas. Outro orador convidado, Wilson Mosbey (Hospital Nacional Kenyatta em Nairobi) deu uma grande palestra sobre o câncer e sua gestão aos participantes.

Os membros também foram enriquecidos pelas cativantes apresentações de outros palestrantes, como Joseph Pandian, vice-presidente geral, que falou sobre “Mudança Sistêmica” e ” Integração da perspectiva de gênero e a participação da juventude” por Fred Olweny (ONG CORAT). Isto foi seguido por intensas discussões sobre os temas do dia – moderadas pelas VPTIs – juntamente com comentários dos Presidentes Nacionais sobre o papel da SSVP na abordagem de questões emergentes na África.

22 de julho de 2022

O programa do terceiro dia da reunião começou com as seguintes apresentações: apresentação do CIAD pelo parceiro Pius Ehiagwina, e ” Ajuda Fraterna, Agregação e Instituição” pela consósia Josephine Obomighie. Todos os VPTIs moderaram a sessão, que foi aberta para comentários dos Presidentes Nacionais. Houve também uma apresentação sobre “Comunicação Efetiva dentro dos Conselhos Superiores na África” pelo confrade Makwinja, bem como observações dos membros da Direção do CGI e uma palestra do PGI com uma apresentação sobre os últimos seis anos deste mandato.

Outro destaque foi a leitura das resoluções da Assembleia (chamada de “Carta de Nairóbi”).  O Isto foi realizado pelo 1º Vice-Presidente Geral Adjunto, o confrade Joseph Makwinja. Sobre país anfitrião da AAA 2027, o PGI deu um passo final para criar um comitê para discuti-lo. As observações finais foram então feitas pelos VPTIs. O Presidente do Conselho Nacional da África do Sul, Sr. Peter Keshwar (África 2), apresentou um presente do Conselho Nacional do Quênia para a Direção do CGI como um agradecimento e a foto de família oficial do encontro foi tirada.

23 de julho de 2022

Após 3 dias de reunião, os membros da SSVP visitaram locais típicos, mercados, lugares institucionais e serviços vicentinos na cidade de Nairóbi, desfrutando dos lugares históricos e edifícios emblemáticos da cidade.

24 de julho de 2022

Uma missa de ação de graças foi celebrada na paróquia católica Regina Caeli, Karen, para encerrar oficialmente a Assembléia. Todos os delegados retornaram aos seus respectivos Conselhos de origem.

Outros destaques e orações

Formação dos jovens e aumento do número de membros. Comunicação eficaz e apoio para a realização de projetos. Oração para a eleição do 17º PGI no próximo ano.

Notas finais

“Esta AAA foi a melhor de todas, porque pudemos discutir questões realmente fundamentais para os Conselhos Nacionais. O Conselho Geral está muito feliz em poder estar cada vez mais próximo de todos os países. Fiquei muito feliz com o resultado final, e especialmente com a Carta de Nairóbi, que guiará as ações vicentinas na África até 2027, quando será realizada uma nova Assembléia”, enfatizou o Presidente-geral Renato Lima de Oliveira.

Agradecimentos

O PGI, em nome do Conselho Geral, agradeceu a todos pelo compromisso de fazer da “Assembleia Toda África 2022″ uma reunião única e inesquecível, com agradecimentos especiais ao Centro das Irmãs Dimesse (pela boa conexão à internet, boa comida e boa acomodação), aos tradutores (pelo apoio linguístico) e ao Conselho Nacional do Quênia (o presidente, Urbanus Kinuthia, e sua equipe), que trabalharam duro e garantiram o planejamento e a execução tranquila, segura e bem sucedida do evento em Nairóbi. Em suas observações, o PGI observou: ” confrade Urbanus, eu não conheço sua mãe e seu pai, mas eles lhe deram valores e uma alta educação. E eu lhe agradeço por isso.

As fotos e o resumo diário estão disponíveis no site do CGI. Clique aqui para acessar sua leitura:

– Dia 1

– Dia 2

– Dia 3

– Fim de semana

– Carta de Nairóbi

Nossos agradecimentos à nossa consósia Patricia Oluchi Onuoha, da Nigéria, por todas as crônicas escritas.

Apresentações:
Introdução do Presidente Geral Internacional
Comunicação Eficaz – 1º Vice-Presidente Geral Adjunto
Igualdade de gênero e participação dos jovens
Apresentação sobre o Quênia – 2º Vice Presidente Geral Adjunto
Apresentação sobre a África 1 – Vice Presidente Territorial Internacional para a África 1
Apresentação do Padre Flavio e Sebastian Gramajo
Apresentação sobre a África 2 – Vice Presidente Territorial Internacional para a África 2
Apresentação sobre a África 3 – Vice-Presidente Territorial Internacional para a África 3
Apresentação sobre Câncer – Wilson Mosbey
Apresentação sobre o CIAD – Pius Ehiagwina
Apresentação sobre o MENA – Vice-Presidente Territorial Internacional MENA
Apresentação sobre a Ajuda Fraterna- Josephine Obomighie
Relatório da África 2015 até hoje – 1º Vice-Presidente Geral Adjunto
Mudança Sistêmica – Vice-Presidente Geral Internacional
A cultura descartável – Clement Venter

Vídeos

20 de julho

21 de julho

22 de julho