Data de publicação: 06/02/2021

7 de fevereiro – Festa da Beata Rosalie Rendu

Conselho Geral Internacional

Juana Maria Rendu nasceu em Confort, França.

Chegou em 1802 à Casa Madre das Filhas da Caridade em Paris, onde assumiu o nome de Irmã Rosalie. Ela foi destinada ao bairro Mouffetard, uma área pobre e de má reputação. Ela tinha fama de ser incansável por sua atividade em favor dos necessitados.

A Ir. Rosalie é a grande conselheira de todos os amigos dos pobres. Quando, em 1833, Antônio Federico Ozanam e os demais fundadores criaram a Conferência de Caridade, procuraram a Ir. Rosalie para pedir-lhe apoio. Foi ela quem ensinou estes jovens “a ver Nosso Senhor nos pobres, e as marcas da coroa de espinhos de Cristo em suas testas”.

A Irmã Rosalie abriu um patronato para jovens trabalhadores, uma creche para os filhos de mulheres trabalhadoras, um refúgio para pessoas idosas e uma oficina de caridade.

Ali, podiam-se encontrar tanto as mais altas hierarquias civis e eclesiásticas, que vinham para solicitar conselhos, como pessoas sem-teto e pobres que buscavam socorro.

Em 1852, Napoleão III lhe outorgou a Grande Cruz da Legião de Honra.

No dia de seu funeral, o povo inteiro seguiu o féretro até Montparnasse. Em sua tumba, pode-se ler “À Irmã Rosalie, de seus amigos: os ricos e os pobres”.