4 de julho. Dia Internacional do Jovem Vicentino: Sorrindo para Vida

Desde o ano de 2017 os Jovens Vicentinos da SSVP possuem no seu calendário uma data muito especial que é o dia 4 de Julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Jovem Vicentino da SSVP.
Esta data tem uma simbologia muito importante, pois é a data da festa litúrgica do Beato Pier Giorgio Frassati, também considerado desde 2017 pelo Comitê Internacional de Jovens da SSVP como o patrono do Jovem Vicentino da SSVP.
Como em todos os anos, um tema é escolhido para ser refletido e colocado em ações práticas pelos jovens ao longo dos próximos meses.
Neste ano de 2023 o tema proposto é “Jovens Vicentinos sorrindo para a Vida”.
O confrade Willian Alves nos esclarece alguns pontos que nortearam a escolha do tema deste ano.
Este tema está embasado na passagem bíblica de “Eu vim para que tenham vida e vida com abundância.” (João 10.10).
Acolher, defender e promover a vida tornam-se ações inerentes à fé cristã. Compreender a inviolabilidade da vida desde seu princípio até o seu fim natural, promovendo a dignidade e denunciando toda e qualquer injustiça que se torne ameaça à vida, é o compromisso de todo cristão católico e deve ser promovido também pela Juventude Vicentina.
Vemos constantemente a vida sendo ameaçada, e nosso papel de jovens vicentinos é defender e mais que defender é promover, pois isso também é uma forma de caridade e de amor ao próximo.
Em muitos países, as vidas dos jovens também são constantemente colocadas à prova, a violência, a falta de oportunidade de emprego, a falta de boa alimentação, a falta de políticas públicas que sejam capazes de tirar os jovens do meio da violência também são formas que vemos que vida não está sendo protegida.
Também vemos infelizmente muitos jovens tomando a difícil decisão de desistir da vida. Precisamos ser presença na vida destes jovens, para que que busquem respostas para viver, para continuar sonhado, para que continuem sendo jovens com força para lutar. Esta deve ser uma preocupação em nosso meio vicentino também. Encontrar meios eficazes de dar apoio a estes jovens, que por questões sociais e psicológicas precisam de apoio, de presença, de afeto, de alguém junto o apoiando e incentivando a viver.
Sorrir para a vida, é um gesto concreto de dizermos Sim para a vida e não ao aborto, sim para a vida dos jovens, principalmentes os mais vulneráveis socialmente. Não para a violência que mata e tira perspectivas dos jovens. Sim para a defesa da vida em seu declínio natural. Sim para ações e políticas públicas que deem dignidade de vida a todas as pessoas.
Sorrir para a vida deve ser uma ação concreta da SSVP para que possam colaborar para a dignidade de vida dos socorridos pelas conferências.
Sorrir para a vida deve ser um ato de celebração e de festa pela presença dos Jovens na SSVP e tomada de ações que possibilitem cada vez mais sua presença em nossas fileiras vicentinas.
O tema deste ano é também inspirado nos discursos e entrevistas que o Presidente-geral Renato Lima tem feito durante o mandato. “O sorriso de cada vicentino é fundamental. Creio que um vicentino triste não é um vicentino. Quando chegamos à casa do necessitado, o primeiro que damos é o nosso sorriso. Creio que isso é caridade. A caridade não é só oferecer um pacote de comida, roupa ou sapatos. Tudo para mim é caridade, especialmente um sorriso. Se o mundo sorrisse mais, certamente estaria melhor. Como sempre digo, o papel dos vicentinos é fazer as pessoas felizes, e isso começa pelo sorriso”, disse o confrade Renato.
Desejamos a todos um Feliz Dia Internacional do Jovem Vicentino da SSVP e que nosso patrono jovem, Pier Giorgio Frassati, interceda junto a Deus por nossos sonhos e projetos e nos ajude a sempre defender a vida e sorrir para ela.
Os Conselhos são incentivados a promover neste mês de Julho uma Coleta Especial para os Jovens nas Conferências Vicentinas. Todo dinheiro arrecadado deve ser revertido em ações com os jovens da SSVP (formação, recrutamento, desenvolvimento de gestos concretos, etc). Recomenda-se que países com maior orçamento, que possam apoiar outros países ou direcionar a quantia ao CGI para que possa apoiar os países que precisam de incentivo.