Data de publicação: 13/07/2023

3º. Encontro Territorial da SSVP da América do Sul

Conselho Geral Internacional

Representantes de 11 países se reuniram em Aparecida/Brasil para debater o protagonismo dos Conselhos Nacionais da SSVP. 

O Brasil foi sede, no período de 3 a 5 de maio, do 3º. Encontro Territorial da SSVP da América do Sul. Representantes de onze países (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), além de um palestrante convidado especial da América Central, proveniente da República Dominicana, estiveram reunidos na cidade de Aparecida para discutir a atuação dos Conselhos Nacionais da região visando o avanço do serviço da Sociedade no continente. Participaram do encontro 35 vicentinos representando os Conselhos Nacionais da região, membros da equipe da Vice-Presidência Territorial América 3 e convidados do CGI e da diretoria do Conselho Nacional do Brasil.

O evento foi realizado no Seminário Bom Jesus e teve como tema central “O Conselho Nacional como o Motor da SSVP”. Segundo o confrade Júlio César Marques de Lima, Vice-presidente Territorial para a Região América 3, “…todos os debates e palestras apresentados durante o evento giraram em torno da necessidade de o Conselho Nacional ser o grande líder, organizador e protagonista dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo em seu país. Buscamos mostrar aos Conselhos Nacionais, alguns deles com estruturas a serem melhoradas, que é necessário para liderar os avanços no serviço da Sociedade em cada país é necessário priorizar os temas estratégicos para a SSVP, como estabelecer planejamento e iniciativas para a captação de novos membros, novos voluntários, integração dos jovens nas Conferências, a formação permanente para confrades e consocias e também avançar na proposta e desenvolvimento de projetos sociais e iniciativas que ajudem a quebrar o ciclo da pobreza. Com essa estruturação dos Conselhos Nacionais, será possível liderar o trabalho da SSVP e avançar no serviço aos mais Pobres”, afirmou.

 Após a recepção dos participantes no Aeroporto Internacional de São Paulo, deslocamento até a cidade de Aparecida e alojamento no local do evento, houve a abertura oficial na noite do dia 03 de maio com a celebração da Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Na manhã do dia 04 os trabalhos foram iniciados com a mensagem do Presidente do Conselho Nacional do Brasil, confrade Márcio José da Silva, que agradeceu a presença de todos e lembrou que o encontro deveria ter sido realizado no ano de 2020, o que não foi possível devido à Pandemia da Covid19. “Estamos muito felizes em receber os representantes dos países sul-americanos no Brasil e ainda mais por tê-los em nossa Romaria, um excelente momento de troca de experiências com os vicentinos brasileiros”, afirmou o confrade Márcio.

A programação do primeiro dia de trabalhos foi intensa. De início o Vice-Presidente Territorial revisou os compromissos assumidos pelos Conselhos Nacionais nos encontros territoriais anteriores (2010 – Foz do Iguaçu/Brasil e 2014 – Santiago/Chile), destacando os pontos que ainda carecem de avanços para que o serviço da SSVP na região seja mais efetivo. Em seguida, o convidado especial do Encontro, confrade Fausto Batista, da SSVP da República Dominicana, apresentou o tema “Gestão Estratégica de Conselhos Nacionais”, destacando o papel de liderança que deve ser exercido pelo Conselho Nacional. Na segunda parte do dia foram apresentados mais dois temas: o Presidente do Conselho Nacional do Brasil apresentou a experiência da SSVP brasileira com a gestão de projetos sociais em favor dos mais pobres, destacando os diversos programas desenvolvidos e coordenados pelo Conselho Nacional local. O confrade Márcio destacou que “todos os programas visam promover mudanças nas vidas daqueles que apoiamos e o Conselho Nacional é o grande gestor dessas iniciativas, facilitando e financiando a ação das conferências junto aos mais Pobres”. A Presidente do Conselho Nacional da Venezuela, consocia Genny Molina, apresentou a experiência da SSVP da Venezuela com a implantação da formação internacional desenvolvida pelo CGI, destacando as iniciativas criativas utilizadas para levar a formação a todos os vicentinos do país, mesmo com as dificuldades econômicas e de comunicação que existem no país. Os trabalhos do primeiro dia foram encerrados com a realização de reuniões coordenadas por cada Coordenador de Zona com os representantes dos países de sua coordenação para discutir as dificuldades de cada Conselho Nacional para avançar nos temas prioritários para a SSVP.

O segundo dia do evento contou com uma apresentação especial do Conselho Nacional do Brasil sobre a experiência do Departamento Missionária da SSVP brasileira. A consocia Margarete Santos, coordenadora desse Departamento, apresentou aos participantes como funciona o Departamento, como é feita a formação dos missionários e os resultados obtidos com a revitalização da SSVP em diversas áreas do território brasileiro. A apresentação de encerramento do encontro foi feita pelo Presidente Geral Internacional, Renato Lima, que destacou o papel do CGI como grande motor da SSVP em nível internacional, listando as ações do Conselho durante o seu mandato em apoio aos Conselhos Nacionais. O Presidente Geral aproveitou o momento para se despedir dos vicentinos: “Para mim, é como concluir o meu mandato com chave de outro. Melhor lugar não poderia haver, já que nos encontros territoriais anteriores eu também estava presente, como Vice-Presidente Territorial”. O encontro foi finalizado com a apresentação das conclusões das reuniões zonais realizadas no dia anterior.

Além dos debates e apresentações que permitiram uma ampla troca de experiências entre os países, os Conselhos Nacionais participantes receberam do Conselho Nacional do Brasil um kit com diversos materiais de formação vicentina. O Conselho Nacional do Brasil anunciou ainda algumas ações em apoio aos países da região, incluindo a participação do Coordenador Nacional de Jovens de cada país no próximo Encontro Nacional de Jovens da SSVP do Brasil. As resoluções e compromissos do encontro estarão contidas na Carta de Aparecida, a ser preparada e aprovada pelos países brevemente.

Após o Encontro Territorial os participantes se integraram ao programa da 51ª. Romaria da SSVP do Brasil ao Santuário Nacional de Aparecida e participaram dos diversos eventos ao lado dos vicentinos brasileiros. A presença dos representantes dos Conselhos Nacionais em Aparecida permitiu ainda a realização de um Workshop no qual os representantes dos Conselhos Nacionais apresentaram informações sobre o trabalho da SSVP em seus países para os vicentinos brasileiros presentes em Aparecida.

Fotos: