Data de publicação: 21/07/2022

2ª All Africa Assembly – Resumo do Dia 1

Conselho Geral Internacional Notícias do mundo

20 de julho de 2022

Abertura

Após o café da manhã, toda a delegação se juntou na abertura oficial da Assembleia com uma celebração da Santa Missa conduzida na Capela do Centro de Retiro. O celebrante principal foi o Pe. Stephen Omondi CM, pároco da paróquia Regina Coeli, Karen, e também representante do arcebispo de Nairóbi. Ele oficializou a celebração eucarística às 9h com os padres Humpreys Makokha CM (Conselheiro Espiritual Nacional SSVP), David Mwaura (Conselheiro Espiritual SSVP – Conselho da Área de Nairobi) e Flavio Jose Pereira (Vice-coordenador do Escritório da Família Vicentina -VFO). A homilia foi extraída do Santo Evangelho de acordo com Mateus 13, 1 – 9.

Homilia

O celebrante principal acolheu com alegria os participantes e representou o Arcebispo que não pôde comparecer. Ele começou o sermão tirando uma conotação das leituras e do tema da Assembleia; falou do Carisma Vicentino e a consideração em elaborar o tema “Defesa Transformativa: Servir uma África em Transformação”. A mudança é a porta de entrada que requer paixão e total prontidão para atingir os objetivos. Cada um de nós foi projetado de uma forma que nos diferencia para fazer a obra de Deus, assim como Deus chamou o Profeta Jeremias na primeira leitura.

O Padre Stephen elaborou a homilia com as citações de São Vicente de Paulo e de Madre Teresa de Calcutá sobre a oração para nos fortalecer na fé. Portanto, a oração é muito essencial para nosso chamado ao serviço. Ela invocou o Espírito de Deus para liderar especialmente em momentos difíceis. O chamado à zona de conforto para o desconhecido é uma preparação para receber muitas tarefas difíceis feitas para a Glória de Deus para quem Deus chama, ele se prepara para a tarefa que tem pela frente e guia na viagem.

Coral

As duas horas de missa foram bem cantadas pelo Coral Vicentino do Conselho da Área de Ngong, que animou a celebração com seus hinos melódicos. Em seguida, os membros do Coral tiraram uma fotografia de grupo com o Presidente-geral Internacional para encerrar a sessão da manhã às 11 horas.

Início dos trabalhos

A abertura dos trabalhos ocorreu com a formação da mesa: 16º PGI Renato Lima de Oliveira, Vice-Presidente Geral Joseph Pandian, 1º Vice-Presidente Geral Joseph Makwinja, 2º Vice-Presidente Geral Sebastian Gramajo, e Pe. Humpreys Makokha CM Conselheiro Espiritual Nacional SSVP Conselho Nacional do Quênia.

Discurso de boas-vindas do Presidente Nacional da SSVP do Quênia

O Presidente do Conselho Nacional, confrade Urbanus Kinuthai, agradeceu a todos os presentes e parabenizou o Presidente-geral pelas palavras amorosas a respeito do Quênia. Ele sustentou que o evento propiciará um momento de reflexão, celebração das conquistas e a elaboração de formas de troca de ideias que fortalecerão as normas africanas em defesa social, geminação regional, aprendizagem e programas de intercâmbio vicentino entre jovens. Para fortalecer, o presidente queniano reiterou a necessidade de promover o envolvimento dos jovens na Sociedade, pois eles trazem novas energias e futuros líderes. Para este fim, ele incentivou a adesão em todos os países ajudar a transformar vidas dos marginalizados.

Discurso da Assembleia do 1º Vice-Presidente Geral Adjunto

Ao apresentar seu discurso sobre “Servir em um Mundo em Mudança”, o confrade Joseph Makwinja reconheceu a máxima participação de todos e agradeceu às Filhas da Caridade pelo apoio. Um minuto de silêncio foi observado para nossas vítimas da pandemia de Covid – 19. Ele afirmou que o tema pede oportunidades de interagir para um melhor serviço, apesar das dificuldades enfrentadas pelo mundo após a pós-pandemia com as iniciativas dos fundadores; nosso serviço deve lutar com novas maneiras de servir e mitigar o sofrimento das pessoas. Ele defendeu possíveis ideias de soluções para efetuar esta mudança, como o gerenciamento de resíduos na reutilização, reciclagem e redução de plásticos em geração de renda em uma abordagem ecossistêmica.

Discurso Presidencial

O confrade Renato Lima de Oliveira teve o prazer de estar com todos os representantes. Ele agradeceu aos membros do Conselho Geral, ao Comitê Organizador, aos vicentinos do Quênia, assim como aos VPTIs e Coordenadores de Zona, por sua cooperação para fazer uma Assembleia de sucesso. Ele apresentou um presente enviado pela Santa Sé: a bênção papal, que foi entregue ao Conselho do Quênia. O discurso completo do confrade Renato pode ser lido, clicando-se aqui.

Sessão da tarde

O Pe. Humpreys Makokha CM falou sobre o tema “Juntos para compartilhar e experimentar nossa Espiritualidade Vicentina”. A Espiritualidade é uma das pedras basilares para servir; esta união deixa a impressão de agir em unidade para celebrar a Espiritualidade Vicentina. Para dar uma compreensão mais clara, seu discurso foi dividido em duas partes: a) Espiritualidade do empoderamento versus espiritualidade da dependência (advocacy); e b) Espiritualidade de solidariedade e comunhão. Para concluir, ele sugeriu que nossa espiritualidade necessita da palavra de Deus como fundamento, e a igreja é o fundamento no qual a obra nasce e reza fervorosamente para permanecer na fé.

Relatório sobre o relatório concluído da AAA realizado em 2015

O 1º Vice-Presidente Geral Adjunto fez uma síntese das atividades última AAA, realizada em 2015. Estas atividades incluem a expansão da presença da Sociedade, o renascimento das Conferência, a criação de novas conferências e a visita do Presidente Geral aos países africanos, formação e juventude. Ele também enumerou os desafios enfrentados, bem como o impacto da reunião realizada.

O Trabalho dos VPTIs

As experiências enfrentadas pelos VPTIs foram cuidadosamente conduzidas pelo 2º Vice-Presidente Geral Adjunto Sebastian Gramajo. Além disso, ele delineou os papéis estruturais de 12 VPTIs para um fluxo de trabalho eficaz, enquanto enumerava seus desafios, tais como restrições financeiras, problemas de envelhecimento, comunicação, formação, entre outros.

Apresentação dos relatórios dos VPTIs

O confrade Godwin Patrick Ebhojie (VPTI África 1) e o confrade Lievin Muamba (VPTI África 3) apresentaram seus relatórios de atividades sob sua jurisdição. Cada um desses Vice-presidentes destacou as melhorias e desafios durante o desempenho de seu trabalho e recomendou maneiras de implementá-los. O confrade Ilídio Manhique (África 2) fará a sua apresentação no segundo dia do evento.

Encerramento do 1º dia

O encerramento do dia veio com o trabalho em rede entre os delegados, compartilhando ideias e experiências sobre as lições aprendidas hoje e discutindo caminhos para colocar em ação um trabalho eficaz para que se obtenham resultados frutíferos.

Síntese elaborada pela consócia Patrícia Oluchi ONUOHA

Equipe internacional de comunicação

Conselho Geral Internacional