Data de publicação: 22/07/2022

2ª All Africa Assembly. Resumo do 2º dia

Conselho Geral Internacional Notícias do mundo

21 de julho de 2022

Santa Missa

O romper do dia ensolarado foi agraciado com uma Santa Missa celebrada pelo Conselheiro Espiritual da SSVP (Conselho da Área de Nairobi), padre David Mwaura CM, e concelebrada pelos demais sacerdotes: Pe. Flavio José Pereira CM (Escritório da Família Vicentina -VFO),

Pe. Humpreys Makokha CM (Coordenador Assistente e Conselheiro Espiritual Nacional da SSVP – Conselho Nacional do Quênia) e Pe. Ronald Dameni CM (Conselheiro Espiritual de Botsuana). A celebração apresentou um estilo único de culto em grupos linguísticos: convidando assim um representante dos países de língua inglesa a tomar a liturgia da palavra.

Homilia

Em sua homilia, Pe. David, como celebrante principal, convidou os participantes da Assembleia a refletir com ele sobre a mensagem de Jesus do Santo Evangelho, segundo Mateus 13, 10-17. O celebrante observou que a capacidade de ver, ouvir e sentir para compreender requer a Providência Divina, que não deve ser negligenciada. O encontro é uma passagem para os vicentinos se reunirem e aprender uns com os outros, ver com novos olhos e ouvir de Deus para que eles possam, por sua vez, ouvir atentamente quando estiverem em companhia daqueles a quem servimos, os pobres.

As perguntas tornaram-se imperativas: “Sobre o que ouvimos individualmente e em grupo durante a Santa Missa? Abrimos nossos corações para escutar a Deus quando Ele nos fala? Quantas vezes já reconhecemos a presença de Cristo e valorizamos seus ensinamentos para que possamos ter um impacto significativo na vida das pessoas?” Como vicentinos, este é um convite a seguir Jesus Cristo, ver com seus olhos, ouvir com seus ouvidos, ouvir suas palavras e ser mais caridosos.

Apresentações do dia

Sem muita demora, houve quatro apresentações sobre questões existentes e emergentes na África, feitas por estudiosos conhecedores em relação aos assuntos.

Migração e Pessoas Deslocadas Internamente (PDIs) na África

A oradora convidada – Senhora Dee Dungy – do Serviço Jesuíta do Quênia levou informações aos participantes sobre o antecedente histórico, causas, desafios enfrentados enquanto compartilhava as experiências das vítimas. Ela também forneceu possíveis medidas para conter a situação e uma seção de perguntas e respostas interativas ocorreu na sequência. O confrade Joseph Makwinja felicitou a palestrante.

Apresentação sobre o câncer e sua cura

Uma palestra informativa e instigante centrou seu foco em questões relacionadas à saúde. O orador Dr. Wilson Morsbey, do Hospital Nacional Kenyatta – Nairóbi, deu uma palestra detalhada sobre os desafios de saúde oncológica colocados aos seres humanos. Ele expôs sobre as pequenas coisas quando são negligenciadas ou não são corretamente tratadas, pois isso pode representar uma ameaça à nossa saúde. Ele destacou ainda tipos, estágios, causas de cânceres enquanto oferecia soluções para combatê-los. Houve muitas perguntas e respostas após a palestra. O Presidente Nacional do Quênia, confrade Urbanus, elogiou o orador em nome da Assembleia.

Apresentação sobre a Mudança Sistêmica

O Vice-presidente Geral, confrade Joseph Pandian, proferiu uma excelente palestra sobre o assunto, com riqueza de informações e de exemplos concretos de mudança sistêmica. Ele deu uma compreensão mais profunda, esclarecendo a noção do conceito. E enfatizando sua revelação sobre a sinergia das ferramentas essenciais necessárias para a estratégia de combate à pobreza.

Apresentação sobre a integração da perspectiva de gênero e a participação dos jovens

Outro destaque do evento acessou implementações de políticas que afetarão positivamente e de forma ativa a participação de homens e mulheres jovens como motores integrantes desse processo. O tema foi conduzido por Fred Olweny da ONG CORAT. Ele enumerou outros fatores-chave que aumentam a igualdade de oportunidades para homens e mulheres e sua inclusão nos processos de tomada de decisão. Esta sessão registrou muitas perguntas e respostas dos participantes. O confrade Joseph Makwinja agradeceu ao palestrante por sua disponibilidade e presença.

Debate

Ao final do dia, foram examinados criticamente as discussões gerais sobre os tópicos do dia e registrados os comentários dos Presidentes Nacionais sobre o papel da SSVP na abordagem de questões emergentes na África. Esta sessão foi moderada pelos Vice-Presidentes Territoriais Internacionais (VPTIs): Confrade Ilídio Fernando (VPTI África 3), confrade Lievin Muamba (VPTI África 2), consócia Ella Bitar (VPTI Oriente Médio/África do Norte) e confrade Godwin Patrick Ebhojie (ITVP África 1). O moderador central, confrade Patrick, estimulou os participantes a opinarem sobre as quatro palestras do dia. Aleatoriamente, os participantes e presidentes nacionais se revezaram para apresentar questões críticas que sentiam necessidade, e comentaram formas de melhoria dos trabalhos da SSVP para enfrentar os desafios que se apresentam.

Interação

Todos os participantes utilizaram os intervalos do café para descontraírem e interagirem. Outros anúncios foram comunicados e, em seguida, as sessões foram formalmente encerradas. Esse segundo dia foi muito bom, pela qualidade das palestras e pelo nível dos debates.

Síntese preparada pela consócia Patricia Oluchi ONUOHA

Equipe Internacional de Comunicação

Conselho Geral Internacional